Afilhado anulado

Traído por Renan, ex-ministro Marx Beltrão recua da disputa ao Senado, em Alagoas

Deputado federal será candidato à reeleição à Câmara, após ter candidatura ao Senado “garantida” pelo seu padrinho Renan

acessibilidade:
Renan Calheiros e ex-ministro do Turismo Marx Beltrão. Fotos: Moreira Mariz/Agência Senado e Wilson Dias/ABr

Depois de passar meses resistindo à destruição de seu sonho de se tornar senador por Alagoas, o deputado federal e ex-ministro do Turismo, Marx Beltrão (PSD-AL), anunciou na noite desta quinta-feira (5), que será candidato à reeleição, superando suas motivações individuais.

Marx Beltrão também decidiu seguir apoiando o projeto de reeleição da família Calheiros, ignorando a traição do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que descumpriu a promessa feita por meio de nota, publicada março de 2017, de “garantir” apoio à candidatura do então ministro do Turismo a uma das duas vagas na chapa majoritária para a disputa ao Senado.

Por não confiar na promessa de Renan, o deputado trocou o MDB pelo PSD, na janela de desfiliação partidária deste ano, para tentar assegurar que seria candidato a senador.

Na nota em que anunciou sua decisão, Marx Beltrão demonstra que permanecerá apoiando o governador Renan Filho (MDB), que implodiu seu sonho de ser senador, ao apoiar a pré-candidatura a senador do ex-ministro dos Transportes e deputado federal Maurício Quintella Lessa (PR-AL), abrindo espaço para a nova aliança, um ano depois de o senador Renan lhe garantir a segunda vaga na chapa.

Marx Beltrão não citou o senador Renan, que lhe traiu a promessa, nem o deputado Quintella, que aniquilou com seu sonho. Mas fala em ser “mais forte”, no momento em que readequa sua dimensão política ao patamar de mero afilhado político de Renan.

Leia a nota do deputado que dizia não abrir mão da disputa ao Senado, dias atrás:

Sempre fui da política em que o trabalho coletivo está acima das motivações individuais. Como um dos deputados federais mais bem votados da história de Alagoas, é meu dever engrandecer este posto e colocar os objetivos do alagoano em primeiro lugar. Para dar continuidade a um trabalho de resultados com um grupo ainda mais fortalecido, anuncio que sou pré-candidato à Câmara dos Deputados. 
O governador Renan Filho pode contar comigo para continuar levando investimentos aos municípios de todas as regiões de Alagoas, apoiando o governo do estado em obras estruturantes e defendendo com firmeza os alagoanos no Congresso. Juntos vamos ser sempre mais fortes!

E reveja a nota de Renan publicada em 2017 pelo seu assessor parlamentar Edivaldo Júnior:
“O PMDB não só garante a candidatura do ministro Marx Beltrão, como apoiará sua candidatura a uma das duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2018. O partido também trabalhará, desde já, a candidatura de Joaquim Beltrão para a Câmara Federal. Marx Beltrão, aliás, em todos os contatos mantidos com a direção peemedebista teve a confirmação deste propósito que fortalecerá mais ainda o PMDB”

Reportar Erro