Mandato do povo

Senador mais votado de Alagoas quer controle social e participação popular no Congresso

Outra prioridade é garantir investimentos na educação da Alagoas com cerca de 20% de analfabetos

acessibilidade:
Senador Rodrigo Cunha. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador mais votado de Alagoas, Rodrigo Cunha (PSDB), disse hoje (26) que pretende fazer de seu mandato uma porta para que a população esteja mais próxima das decisões do Congresso Nacional. O tucano promete estimular a participação da sociedade e o exercício do controle social.

As declarações do jovem político que exerce seu primeiro mandato como deputado estadual em Alagoas foram publicadas hoje (26) na Agência Senado. Outra prioridade elencada pelo senador eleito é garantir investimentos em educação.

“Quero fazer com que  as pessoas se aproximem das decisões. A ideia é estimular o controle social. Cerca de 20% dos alagoanos são analfabetos, um dos piores índices do país. Um dos meus principais trabalhos será fortalecer a alfabetização”, disse o parlamentar de 37 anos.

O senador tucano foi campeão de votos em Alagoas sob ataques de robôs de adversários nas redes sociais, com a bandeira da ética e o apelo “Reaja Alagoas”. Ele desafiou a lógica que tem nas alianças partidárias e no poder econômico as condições essenciais para obter votos. E recebeu 895.738 de votos dos alagoanos, 34,42% dos votos válidos. O que não impediu a recondução do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), seu principal adversário reeleito com percentual de votos dez pontos menor que o do tucano.

Rodrigo Cunha é formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Projetos e Direito do Consumidor. Natural de Arapiraca (AL), é filho da deputada federal Ceci Cunha e de Juvenal Cunha, brutalmente assassinados junto com um tio e a avó do senador, após a diplomação da deputada eleita, no crime conhecido como Chacina da Gruta, em 1998, em Maceió (AL).

Rodrigo Cunha foi superintendente do Procon em Alagoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Procons. Em 2014, foi eleito deputado estadual mais votado de Alagoas, cargo que exerce atualmente. (Com informações da Agência Senado)

Reportar Erro