Mais Lidas

Reforço tucano

Senador Benedito reata aliança com Téo contra a reeleição de Renan Calheiros

Campeão de votos em 2010, candidato do PP caiu para terceiro na disputa pelo Senado

acessibilidade:
Senador Benedito de Lira e o ex-governador Teotonio Vilela Filho. Foto: Divulgação

Quatro anos depois de um rompimento traumático da aliança entre os líderes históricos do PP e do PSDB de Alagoas, o senador Benedito de Lira (PP-AL) e o ex-governador tucano Teotonio Vilela Filho voltaram a unir forças no projeto que tenta reeleger o senador campeão de votos das eleições de 2010. O primeiro encontro da dupla ocorreu nesta sexta (21), em carreata e comício no município sertanejo de Delmiro Gouveia (AL), sem ressentimentos quanto à negativa de Téo de apoiar Benedito para o governo, em 2014, contra Renan Filho (MDB)

O reforço chega em um momento de dificuldades para o popular Biu de Lira, que caiu dois pontos percentuais na preferência do eleitor e desceu à terceira colocação da disputa por duas vagas no Senado, na mais recente pesquisa do Ibope, divulgada na quinta (20) sob o registro AL-06041/2018.

O engajamento de Téo Vilela na campanha de Biu de Lira só foi possível após a desistência da candidatura ao governo do senador Fernando Collor (PTC-AL). O ex-governador tucano já havia declarado apoio ao outro senador da chapa, Rodrigo Cunha (PSDB), que também não subiu no palanque de Collor, nem do senador do PP.

A aliança do ex-senador Téo Vilela com Benedito de Lira também sinaliza o início do cumprimento da promessa do líder tucano de fazer oposição à reeleição do ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), que aparece empatado tecnicamente com o tucano Rodrigo Cunha, na pesquisa estimulada do Ibope.

O momento é crítico para Benedito, porque o candidato do PSDB subiu 18 pontos percentuais na preferência de votos e abriu distância de 14 pontos à frente do senador do PP.

O fato é que Teotonio Vilela finalmente saiu dos bastidores e estreou um palanque nesta eleição, para reatar uma aliança com Biu, que foi vitoriosa para ambos em 2010, com a reeleição do então governador tucano e a vitória com recorde de votos para o senador do PP.

Repetir a façanha é um desafio e tanto. Mas Benedito demonstrou disposição, ao trocar a figura de Collor pela de Téo Vilela, como principal apoiador do senador do PP nesta campanha.

“Aos sertanejos minha gratidão pela acolhida maravilhosa! Essa apoio é que nos encoraja e enche de energia para continuar trabalhando por nossa Alagoas! Muito obrigado!”, escreveu Benedito, na publicação do Facebook em que destacou a foto com seu aliado tucano.