'Maior da história'

Rui Palmeira anuncia são joão de Macéio, com economia de 2 milhões

Prefeito tucano promete maior são joão da história de Macéio

acessibilidade:
Rui Palmeira, Macéio
Rui Palmeira quer unir potencial turístico e com atrações gratuitas para movimentar economia e fomentar a cultura local (Foto: Pei Fon/Secom Macéio)

Investindo menos da metade do custo total do evento, o prefeito da capital alagoana, Rui Palmeira (PSDB), anunciou na manhã desta segunda-feira (9) a programação das festas juninas, que terá mais de 80 atrações locais e nacionais que se apresentarão nos 50 arraiais espalhados pela cidade. A programação do “São João em Maceió é praia, festa e forró” foi apresentada em coletiva no Mercado de Jaraguá e também contará com trios de forró e bandas selecionados por editais lançados até o dia 16 deste mês.

O festejo acontece a partir do dia 20 até o fim de junho. E terá, nos dias 22, 23 e 24, 29 e 30, Gustavo Lima, Leo Magalhães, Marília Mendonça, Saia Rodada, Cezinha, Nanara Belo, Johannes e Cavaleiros do Forró como atrações principais do arraial central, no Estacionamento de Jaraguá. O público ainda será contemplado com apresentações de artistas locais e regionais, com direito a pavilhão de quadrilhas, arena gastronômica, vila cenográfica, forró nos mercados e bandas alternativas no “forrock”.

O evento que deve custar R$ 4 milhões, em parceria com a Branco Produções, terá participação de R$ 1,9 milhão de recursos da Prefeitura de Maceió, que pode reduzir ainda mais as despesas.

“Esse valor vai sendo abatido com a captação que movemos no setor público”, disse o diretor-presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), ao Diário do Poder. “Vamos fechar do coreto até a Praça Dois Leões. Queremos, sobretudo, celebrar a diversidade cultural da nossa terra, dentro de uma tradição que toca a todos nós. A abrangência desse São João vai chamar atenção”, completou, na coletiva.

PARCERIA POR GRATUIDADE

O prefeito destacou que será promovido “o maior São João que Maceió já viu”, com logística similar à do Maceió Verão, realizado em janeiro, com shows gratuitos e espaço com camarotes e front stage para serem comercializados pela empresa Branco Produções, contratada via licitação.

“Vamos continuar incentivando os arraiais nos bairros da cidade. Mas também vamos fazer um grandioso São João no Jaraguá, que não vai ficar devendo para nenhum dos grandes do Brasil. Vai ser uma festa muito bonita, com atrações nacionais e locais. Pelo menos um arraial por bairro terá o apoio financeiro da prefeitura pra gente manter as tradições do arraial da comunidade, do forró pé de serra.

Rui Palmeira lembrou que o formato do festejo com a comercialização de camarotes ajuda a garantir que o show à população continue gratuito. “Quem quiser ter mais conforto pode comprar camarote, mas a tônica é a mesma, de um show gratuito para 30 mil a 40 mil pessoas”, disse o tucano.

O secretário Municipal de Turismo, Jair Galvão, vê como diferencial do São João de Maceió o fato de ser realizado em uma capital brasileira, dona de praias paradisíacas e modernas infraestruturas hoteleira e gastronômica.

“A programação junina acontece em várias cidades do Nordeste, mas é a primeira vez em uma capital brasileira, com o São João vinculado às imagens das nossas praias, entre as mais lindas do país. O evento é uma conquista muito importante para o Turismo e deve movimentar Maceió na baixa temporada”, disse o secretário.

Outra atração, o trem do forró, ainda depende de negociação com a CBTU. Mas está previsto para o dia 20, com abertura em Fernão Velho.

Reportar Erro