68% na capital

Rodrigo abriu 38 pontos sobre Renan em ‘votos válidos’ para senador, em Maceió

Tucano pontuou 68% contra 30% de Renan na simulação do Ibope

acessibilidade:
Rodrigo Cunha em campanha para o Senado, na periferia de Maceió. Foto: Divulgação

Ficha limpa e com um primeiro mandato marcado pela eficiência como legislador e pela promoção de R$ 4 milhões de economia para os cofres do Legislativo de Alagoas, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB-AL) apresenta ampla vantagem de intenção de votos na disputa pelo Senado, entre os eleitores da capital alagoana. Rodrigo Cunha tem 53% das intenções de votos na pesquisa estimulada e 68% da preferência na simulação de votos válidos dos eleitores de Maceió (AL), entrevistados pelo Ibope entre os dias 17 e 19 deste mês de setembro.

Em Maceió, Rodrigo Cunha mantém distância de 38 pontos percentuais na simulação de votos válidos, em relação ao senador candidato a reeleição Renan Calheiros (MDB-AL), segundo colocado, com 30%, neste recorte dos dados do Ibope, excluídas as intenções de votos brancos, nulos, e as respostas de quem não sabe ou não respondeu.

Em seus discursos, o candidato a senador do PSDB pede para o alagoano reagir contra o atual cenário político de Alagoas e a favor da renovação da representação do estado no Senado Federal.

“Não se pode mais manter Alagoas como o estado brasileiro de piores indicadores sociais. A eleição desse ano pode dar uma resposta, pode começar a mudar esse cenário, pode dizer aos que se acham donos de Alagoas que os verdadeiros donos somos nós, o povo. O meu mandato representará Alagoas e não um grupo de três ou quatro políticos”, discursou o candidato, na última terça (25), para moradores do Vergel do Lago e da Ponta Grossa, na periferia de Maceió.

Campeão de votos para a Assembleia Legislativa em 2014, Rodrigo Cunha detém o chamado “voto de opinião”. E convoca alagoanos a fazer uma mudança histórica.

“Temos poucos dias para decidir se vamos deixar tudo como está ou se vamos optar pela mudança, porque não é possível que as pessoas deixem que Alagoas seja envergonhada nacionalmente pelos políticos que aí estão. Os erros do presente não podem repetir os do passado. Precisamos reagir e mudar essa história”, convocou o candidato.

Veja a simulação de votos válidos da disputa pelo Senado, entre eleitores de Maceió:

– Rodrigo Cunha (PSDB): 68%

– Renan Calheiros (MDB): 30%

– Maurício Quintella (PR): 24%

– Benedito de Lira (PP): 21%

– Professor Cícero Albuquerque (PSOL): 7%

– Flávia Melo (PCO): 4%

– Flávio Moreno (PSL): 3%

– Sérgio Cabral (PATRI): 3%

– Osvaldo Maciel (PCB): 2%

Vantagem de 29 pontos na estimulada

Na modalidade estimulada da pesquisa entre eleitores maceioenses, Rodrigo Cunha também tem a vantagem considerável sobre seus adversários. São 29 pontos de distância à frente do senador Renan; 34 sobre o ex-ministro dos Transportes e deputado federal Maurício Quintella; e 37 sobre o senador Benedito de Lira.

Veja os números da pesquisa estimulada para o Senado, em Maceió: 

– Rodrigo Cunha (PSDB): 53%

– Renan Calheiros (MDB): 24%

– Maurício Quintella (PR): 19%

– Benedito de Lira (PP): 16%

– Professor Cícero Albuquerque (PSOL): 5%

– Flávia Melo (PCO): 3%

– Flávio Moreno (PSL): 3%

– Sérgio Cabral (PATRI): 2%

– Osvaldo Maciel (PCB): 1%

Branco/ Nulo ‐ Vaga 1: 14%

Branco/ Nulo ‐ Vaga 2: 37%

Não sabe/Não respondeu: 22%

Rodrigo Cunha foi eleito mais votado da Assembleia, em 2014. Foto: Divulgação

Órfão de pistolagem política

Rodrigo Cunha tem 37 anos e é o filho mais novo da médica Ceci Cunha e do comerciante Juvenal, assassinados em 16 de dezembro de 1998, com outros dois familiares, em Maceió (AL). Naquele dia, Ceci tinha acabado de ser diplomada deputada federal por Alagoas, e foi trucidada por ordem de seu suplente, Talvane Albuquerque, condenado somente em 2012 como mandante do crime de pistolagem política que marcou a história de Alagoas e do Brasil.

Em todo o estado de Alagoas, Rodrigo Cunha obteve empate técnico com Renan, que tem 39% na pesquisa estimulada, contra 37% da preferência pelo tucano. Mas, na modalidade espontânea, é o nome mais lembrado como opção pelo eleitor alagoano, com 20%, contra 15% de Renan.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo AL‐06041/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR‐02881/2018.

O resultado posto em destaque nesta reportagem toma como base as respostas de 238 maceioenses, no caso da estimulada, e de 188 eleitores da capital alagoana, na simulação de votos válidos. Mas a pesquisa contratada pela TV Gazeta ouviu 812 eleitores.

Maceió possui mais de 27% do eleitorado alagoano, com 595.514 eleitores aptos a votar, de um total de 2.187.967 alagoanos que vão às urnas, no Estado.

A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Reportar Erro