Pesquisa Ibope

Renan Filho pontua 46% e Collor 22% na disputa pelo governo de Alagoas

Collor tem menos de duas semanas na disputa e Renan Filho está há quase quatro anos no páreo

acessibilidade:
Renan Filho e Fernando Collor. Fotos: Divulgação Redes Sociais

A primeira pesquisa do Ibope sobre o cenário eleitoral alagoano foi divulgada nesta quinta-feira (16) e mostrou que o candidato à reeleição, Renan Filho (MDB), lidera a disputa pelo Governo de Alagoas, com 46% das intenções de voto, seguido de Fernando Collor de Mello (PTC), que pontuou 22%, em menos de duas semanas após lançar sua candidatura a governador.

O candidato do PSL Josan Leite pontuou 2% e o candidato do PSOL Basile Christopoulos obteve 1% das intenções de voto, no levantamento contratado e divulgado pela TV Gazeta de Alagoas,  durante o programa AL-TV 2ª edição.

A pesquisa utilizou a modalidade estimulada, em que o nome dos candidatos foram apresentados aos eleitores. E tem margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Com a variação da margem de erro, Renan Filho teria entre 49% e 43% das intenções de votos. E Collor ficaria com a margem entre 25% e 19% dos votos.

Lula lidera

O Ibope também mostrou que o ex-presidente Lula (PT) lidera a preferência do eleitor alagoano para presidente da República com 53%, seguido de Jair Bolsonaro (PSL), com 12%. Marina Silva (REDE) pontuou 7%, Ciro Gomes (PDT) 4% e Geraldo Alckmin (PSDB) 3% das intenções de voto. Enquanto os demais candidatos oscilaram de 0% a 1%. Foram 11% respondendo que votariam em branco e ou nulo e 6% não quiseram responder ou afirmaram não saber em quem votar.

O Ibope registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas sob o protocolo AL-00461/2018 e ouviu 812 pessoas, entre os dias 13 e 15 de agosto. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada, considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Veja os números para governador de Alagoas:

Renan Filho (MDB) – 46%

Collor (PTC) – 22%

Basile (PSOL) – 1%

Josan Leite (PSL) – 2%

Melquezedeque Farias (PCO) – 0%

Brancos/Nulos – 22%

Não sabe/não opinaram – 7%

Simulação de votos válidos para o Governo de Alagoas:

Renan Filho – 65%

Collor – 31%

Basile – 1%

Josan Leite – 3%

Melquezedeque – 0%

Reportar Erro