Rodízio no 2º mandato

Renan Filho nomeia Felipe Cordeiro no Gabinete Civil e Adrualdo Catão no Detran

Governador de Alagoas cerca-se de advogados e terá Alexandre Ayres na Articulação Política e Social

acessibilidade:
Felipe Cordeiro chefia o Gabinete Civil e Adrualdo Catão preside o Detran de Alagoas. Fotos: Facebook e Agência Alagoas

O governador de Alagoas Renan Filho (MDB) decidiu alçar o advogado Felipe Cordeiro da chefia de gabinete ao comando da Secretaria do Gabinete Civil, surpreendendo as expectativas de nomear o atual secretário da Saúde Christian Teixeira para o cargo vago desde a saída de Fábio Farias. Sua nomeação foi formalizada hoje (21), junto com a do também advogado Adrualdo Catão para o cargo de diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).

As nomeações devem estar no Diário Oficial do Estado de hoje, ainda não publicado até esta tarde. E outra mudança que surpreendeu os bastidores políticos é a ida do ex-secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres para o cargo de secretário de Integração Política e Social do Gabinete Civil, antes ocupado por Adrualdo Catão.

No Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, saiu o coronel Adriano Amaral e entrou o coronel André Alessandro Madeiro de Oliveira, com 26 anos de corporação.

“As mudanças deste ano serão estas. Vou aguardar o início do ano, a configuração política. Primar para reduzir custos, dar mais eficiência, cobrar dos próprios órgãos”, confirmou o governador em entrevista coletiva nesta tarde.

A nomeação do diretor-presidente do Detran retira do foco da cobiça política o cargo historicamente ocupado por indicados de parlamentares. O novo diretor assume a nova missão, depois de deixar uma função na qual lidou com as demandas políticas do Poder Legislativo e de demais lideranças de todo o Estado.

Felipe Cordeiro tem 34 anos, é de Salvador (BA) e é mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Desde 2013, no governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB), ocupa cargos na pasta que passa a comandar. Mas somente em janeiro de 2017 assumiu a chefia de gabinete do então secretário Fábio Farias, que era o homem de confiança do senador Renan Calheiros (MDB-AL) no governo.

Adrualdo Catão é Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E Alexandre Ayres é mestre em Direito e trabalha com o governador desde a campanha de 2014.

Reportar Erro