Eleições em Alagoas

Renan Filho falta ao primeiro debate na TV e é chamado de ‘fujão’ por rivais

Governador candidato à reeleição alegou ter agenda de trabalho, para não debater

acessibilidade:
Renan Filho faltou ao debate da TV Ponta Verde, após firmar compromisso com a afiliada ao SBT

O primeiro debate da disputa pelo governo de Alagoas foi marcado pela ausência do candidato à reeleição, Renan Filho (MDB), que alegou ter agenda de trabalho como governador para não debater na TV Ponta Verde, afiliada do SBT, em Alagoas, entre o fim da tarde e o início da noite desta quarta (19). Resultado: Virou alvo dos adversários Pinto de Luna (PROS), Josan Leite (PSL) e Basile Christopoulos (PSOL) e foi chamado de “candidato fujão”.

O Diário do Poder quis saber qual agenda específica de trabalho impediu Renan Filho de cumprir o compromisso firmado de debater com o eleitor alagoano, mas não obteve respostas de sua assessoria. A TV Ponta Verde comunicou que, assim como os demais candidatos, Renan Filho assinou termo de compromisso de participar do debate e o descumpriu alegando incompatibilidade de sua agenda, que incluiu pelo menos cinco eventos de campanha.

No primeiro bloco, o primeiro a responder perguntas de telespectadores foi Basile, que repudiou veementemente a ausência de Renan Filho. “Perde a democracia, perde o Estado de Alagoas e é um desrespeito a você que está em casa. Que candidato é esse que não tem propostas para a saúde e para a educação e não tem compromisso com o povo e com a democracia”, disse o candidato do PSOL.

Questionado sobre a segurança pública por uma eleitora que reclamava da violência em Maceió (AL), o candidato Pinto de Luna destacou suas passagens pela Polícia Civil de São Paulo e pela Polícia Federal, onde se tornou superintendente em Alagoas.

“Renanzinho faltou. Teria que estar aqui para responder essa pergunta. Porque ele diz que a segurança melhorou substancialmente. Olha o que diz a voz das ruas. O homicídio ainda graça em Alagoas, ainda descamba. Jovem na grota morre na mão de traficante e de justiceiro local. Nossa proposta é trazer segurança efetiva. Bandido bom é bandido preso, processado e condenado”, respondeu Pinto de Luna.

Debate reuniu três candidatos a governador na TV Ponta Verde

Pergunta para o faltoso

Antes de responder sobre sua proposta para a educação, Josan Leite também falou so sobre a ausência de Renan Filho. “Lamento também, profundamente, que o candidato tenha fugido do debate. Isso é vergonhoso para o Estado democrático. A gente precisa ter transparência em tudo o que faz”, disse o candidato do PSL.

No terceiro bloco, Josan Leite decidiu fazer pergunta a Renan Filho, se dirigindo ao púlpito vazio, do candidato faltoso: “Vou aproveitar esse momento para perguntar ao candidato que fugiu do debate. Sua família está no poder em Alagoas há 40 anos e durante todo esse tempo Alagoas continua com violência, sem empregos e sem saúde. Se em 40 anos o senhor não conseguiu fazer de Alagoas um local prózpero, por que acredita que o povo vai acreditar no que o senhor vai fazer?”.

Ao comentar a pergunta, Pinto de Luna citou o historiador Marco Antônio Villa: “Talvez ele diga qual é o feudo dos Renans aqui. Temos Renan pai, Renan Filho, Renan Neto, Renan tataraneto. Foi o que o professor Villa falou. E nós acordamos todo dia sendo ridicularizados por essas figuras: Sarneys, Barbalhos, Calheiros… Não posso fazer a defesa dele, porque é uma defesa difícil”.

Assista ao debate clicando aqui.

 

Reportar Erro