Cobiça de deputados

Renan Filho abre espaço para jogo político, ao exonerar diretor do Detran

Cacá Gouveia deixa o Detran após transferir R$ 115 milhões para Estado, em quatro anos

acessibilidade:
Cacá Gouveia ex-diretor do Detran de Alagoas. Foto: João Urtiga/AL24H

No momento em que busca espaço para acomodar aliados políticos em cargos de comando do Executivo Estadual, o governador de Alagoas Renan Filho (MDB) abriu uma das vagas mais cobiçadas pela classe política alagoana, ao exonerar hoje (19) o advogado Cacá Gouveia da Presidência do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), pedindo seu cargo, sem definir seu substituto imediato.

A medida considerada por Gouveia como natural para “movimentar as áreas”, acontece em meio às articulações da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para o próximo biênio, que tem como candidato favorito Marcelo Victor (SD-AL), contra o tio do governador Olavo Calheiros (MDB-AL).

A informação de que os quatro anos de gestão de Cacá Gouveia gerou um repasse de R$ 115 milhões em arrecadação do Detran de Alagoas para o Tesouro Estadual atiça o desejo de alguns dos aliados de Renan Filho de retroceder à época em que a autarquia estadual era conhecida como “Assembleinha”, por ter sido comandada durante anos por indicados de deputados estaduais aliados dos governos. Saber que ainda sobra um troco milionário desta arrecadação para reaplicar no próprio órgão também atrai os interesses políticos.

O fato é que Cacá Gouveia firmou convênios nunca imaginados com os Ministérios Públicos Estadual e Federal, com as Controladorias Gerais da União (CGU) e do Estado (CGE), além da Polícia Federal, do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas e de outros órgãos que praticamente blindariam qualquer retrocesso na gestão do órgão que já foi maculado por escândalos políticos e policiais em governos passados.

O nível técnico de Cacá Gouveia, indicado do próprio governador Renan Filho, levou o diretor do órgão de trânsito a presidir a Associação Nacional dos Detrans (AND) e ampliou a modernização do órgão, de 12 para 45 serviços online disponibilizados aos usuários.

“É o único Detran do país onde a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é resolvida em um procedimento único, nas dependências da clínica, sem precisar que o cidadão volte à base do Detran para fazer a captura de foto. Único órgão do estado que entregou 3.950 assinaturas para as ‘Dez medidas contra a corrupção’ onde através do Ministério Público Federal fomos referência. Não sei quem virá para o comando do órgão. Registro minha gratidão ao governador por te confiado nestes quatro anos e possibilitado executar tanta ações”, disse Cacá Gouveia, ao Diário do Poder.

Na ausência do anúncio do nome do futuro presidente do Detran, especula-se que o secretário de Saúde Christian Teixeira assuma o órgão. Mas o governo não confirma este outro nome técnico. E seus aliados sonham com o orçamento milionário e os dividendos que podem receber, pelo menos politicamente, com cargos e serviços prestados aos alagoanos.

Reportar Erro