Homenagens em Alagoas

Rainha Marta e Roberto Firmino receberão Comenda Zagallo por mérito esportivo

Assembleia quer imortalizar trajetórias vitoriosas, e exaltar o exemplo para atletas alagoanos

acessibilidade:
Rainha Marta e Roberto Firmino. Fotos: Assessoria CBF

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou na sessão desta quinta-feira (27) os projetos de resolução que concedem a Comenda de Mérito Esportivo Mário Jorge Lobo Zagallo ao atacante alagoano Roberto Firmino Barbosa de Oliveira, campeão do Mundial de Clubes de 2019, e à alagoana Marta Vieira da Silva, eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo.

Os projetos de autoria do deputado estadual Davi Maia (DEM-AL) foram aprovados por unanimidade em 1ª discussão. A comenda batizada com o nome do alagoano tetracampeão da Copa do Mundo de futebol foi criada em 2019, também por iniciativa de Maia, para homenagear personalidades esportivas.

“Não resta dúvidas que os homenageados ostentam uma carreira profissional de destaque no meio esportivo, tendo prestado relevantes serviços no âmbito do futebol mundial, engrandecendo e difundindo o nome do Brasil e de Alagoas pelo mundo. Estas homenagens servem para imortalizar suas conquistas e suas trajetórias, servindo como exemplo, para as atuais e futuras gerações de desportistas alagoanos”, disse Davi Maia.

Medalhista olímpica, a Rainha Marta Vieira da Silva teve sua trajetória iniciada no leito de um rio seco no Sertão de Alagoas, no município de Dois Riachos (AL), onde nasceu para se tornar a maior artilheira da Seleção Brasileira, considerando ambos os gêneros.

Marta é a maior vencedora da premiação de melhor jogadora do mundo, entregue pela Fifa à alagoana em 2006, 2017, 2008, 2009, 2010 e 2018. Conquistou as pratas olímpicas e ouros em pan-americanos, além do título de vice-campeã da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2007. E, fora dos gramados, é Embaixadora da Boa Vontade da ONU para mulheres e meninas no esporte.

Roberto Firmino nasceu em Maceió (AL) e iniciou sua carreira na base do CRB. Com 17 anos, deixou a casa dos pais na periferia da capital e foi jogar no Figueirense, em Florianópolis (SC), onde estreou como profissional. Logo foi transferido para o futebol europeu, para o Hoffenheim da Alemanha.

Foi na Inglaterra em que Firmino alcançou suas maiores vitórias, no Liverpool, sendo campeão da Liga dos Campeões da Uefa (2018-2019), da Supercopa da Uefa (2019) e o autor do gol do título do Mundial de Clubes contra o Flamengo, no fim do ano passado. O atleta também brilhou na Seleção Brasileira, ao disputar a Copa América de 2015 e 2019, e a Copa do Mundo de 2018.

 

Reportar Erro