Tráfico no Nordeste

Quase mil policiais caçam criminosos de facção nacional que remetia drogas para Alagoas

Operações Njord e Flashback II acontecem simultaneamente em Alagoas e dez estados

acessibilidade:

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (28) as operações Njord e Flashback II com o objetivo dar cumprimento a 216 mandados de prisão e de busca e apreensão em 71 cidades de 11 estados de quatro regiões brasileiras. O alvo de quase mil policiais envolvidos na ação policial são integrantes de facção criminosa de âmbito nacional com forte atuação no Nordeste, que remetia drogas para Alagoas.

A Operação Njord cumpre 39 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão em Maceió (AL), São Paulo (SP) e em cidades do Paraná e Mato Grosso do Sul. Ação policial que ocorre simultaneamente com a Operação Flashback II.

A Operação Njord acontece de forma coordenada com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Alagoas e as áreas de inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) e da PM alagoana. E a Operação Flashback II também tem participação da PF, SSP e do Bope alagoanos, da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), e da Polícia Civil de Alagoas, por meio da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic),

Somente em Alagoas, na Operação Njord, estão sendo cumpridos pela PF e pelo Bope 28 mandados de prisão de traficantes de drogas em toda cidade de Maceió, principalmente no bairro da Pescaria, localidade antes tranquila, mas que passou a ser atormentada pela chegada de traficantes. Daí vem o nome da Operação Njörd, que na mitologia nórdica era o deus da fertilidade e protetor dos pescadores.

Durante os três meses de investigação, não foram poucas as provas produzidas que materializam os crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas cometidos pelos investigados. Neste mesmo espaço de tempo, os policiais federais conseguiram realizar quatro prisões em flagrante delito de cinco dos investigados por tráfico de drogas, sendo duas delas na capital alagoana e duas no Estado do Mato Grosso do Sul, nas que foram apreendidas quase meia tonelada de droga.

Polícia Federal, durante Operação Njord em Alagoas. Foto: Ascom PF

Cadeia mapeada

O trabalho investigativo conseguiu identificar os integrantes da organização criminosa responsáveis pela aquisição e transporte da droga até o Estado de Alagoas, bem como os traficantes responsáveis pelo recebimento e distribuição da droga nas “lojas”, que é o termo utilizado para os locais conhecidos como “bocas de fumo”. Assim, estão sendo cumpridos mandados de prisão de tais integrantes em São Paulo, Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul.

Ademais, a Polícia Federal constatou que parte do pagamento da droga se dava por contas bancárias abertas em nomes de pessoas residentes em São Paulo e no Paraná. As contas foram bloqueadas por decisão da 17ª Vara Criminal da Capital, e os titulares das contas levados a prestar esclarecimentos na Polícia Federal – PF.

Além das prisões em flagrante de traficantes e da apreensão de quase meia tonelada de droga, os policiais federais conseguiram colher indícios de autoria de quatro homicídios praticados pelos investigados, sendo dois em Maceió e dois no interior do Estado. Também com base na investigação, foram geradas informações compartilhadas entre as áreas de inteligência que impediram um grande assalto em Sergipe e prendeu, em Alagoas, um investigado com uma submetralhadora.

Os presos serão interrogados na sede da Polícia Federal em Maceió e depois levados ao presídio, onde aguardarão decisão da Justiça, podendo se sujeitar às penas superiores a 20 anos de reclusão.

A Operação Njörd faz parte de um esforço coordenado entre a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Militar do Estado de Alagoas, juntamente com o Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE e a Inteligência da PMAL, para desmantelar braço da organização criminosa de âmbito nacional voltada, principalmente, ao tráfico de drogas no Estado de Alagoas.

Protagonismo feminino

A região Nordeste é a que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando oito estados e 179 mandados judiciais expedidos. Alagoas e Ceará ficam em evidência entre os estados. As ações em Alagoas ocorrem em Maceió, que concentra o maior número de alvos, ao todo 73, e outros 10 municípios, totalizando 98 cumprimentos de mandados judiciais pelos agentes públicos.

Nas investigações da Operação Flashback II, desencadeadas pelas equipes da Deic de Alagoas, ficou observado o protagonismo das mulheres ligadas ao PCC, com notado avanço na ocupação de cargos de chefia no organograma da organização criminosa. De acordo com os levantamentos minuciosos da referida unidade da Polícia Civil de Alagoas, as mulheres têm perfil igualmente violento quanto o dos homens da facção quando definem julgamentos ocorridos nos tribunais do crime.

As que possuem funções disciplinares conduzem normalmente estes rituais, elaborando as suas “peças conclusivas”, que resultam em condenações ou absolvições. Elas aplicam as mais diversas penas, inclusive assassinando rivais ou mesmo membros transgressores do PCC.

Ficou constatado pela unidade especializada que o núcleo das Damas do Crime é composto por 18 mulheres e apenas um homem que, somados aos demais núcleos da operação, totalizam 40 mulheres alvos de mandados de prisão e busca e apreensão, que correspondem a 18% do total de alvos da operação.

Vale destacar que na fase I da Operação Flashback, apenas sete mulheres foram alvo de mandado judicial, o que agora corresponde a um aumento de 557% nesta segunda etapa. (Com informações das assessorias de Comunicação da PF e do MP de Alagoas)

 

 

Reportar Erro