Diplomacia tucana

PSDB não propôs Caldas ao Governo de Alagoas, mas Teófilo não desmente pai de JHC

Prefeito de Arapiraca sugeriu aliança, mas não convidou pai de presidente do PSB alagoano para encabeçar chapa

acessibilidade:
Prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, e presidente do PSC de Alagoas, João Caldas. Fotos: Divulgação/Facebook

O prefeito de Arapiraca (AL), Rogério Teófilo (PSDB), teve seu nome citado em reportagens como tendo sido portador de um suposto convite do grupo tucano para ter o ex-deputado federal João Caldas (PSC) como candidato a governador de Alagoas. Liderança política do segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, Rogério Teófilo tem evitado falar com a imprensa sobre o assunto, porque realmente conversou com João Caldas sobre aliança política do PSDB com seu partido. Mas, apesar de confessar a amigos íntimos que jamais convidou Caldas para ser cabeça de chapa, decidiu não desmentir o pai do deputado federal João Henrique Caldas, JHC (PSB-AL).

A diplomacia do prefeito tucano se deve ao fato de que João Caldas é um dos líderes da frente de partidos que pleiteiam unir forças contra a reeleição do governador Renan Filho (MDB). O Diário do Poder apurou que Rogério Teófilo considera que um desmentido poderia causar um mal estar do PSDB com o PSB de JHC, o PSC de Caldas, e os demais integrantes da frente composta ainda pelo PTC do senador Fernando Collor, pelo PSDC, PPL e Patriota.

O ex-deputado João Caldas não respondeu às tentativas de contato do Diário do Poder para que esclarecesse as circunstâncias da seguinte declaração que teria dado ao site Jornal de Alagoas, na última sexta-feira (27), sobre a ligação que recebeu do prefeito tucano, no dia anterior:

“O Rogério me ligou, me disse que considera que eu poderia representar bem o grupo de oposição na disputa pelo governo. Agradeço o gesto dele e quero dizer que se o convite for feito estou disposto a conversar sobre essa possibilidade não só com o PSDB, mas com os demais partidos de oposição. Não tenho medo de enfrentar nem Renan Filho, nem qualquer outro candidato. Tenho uma história, tenho projetos e podemos oferecer uma boa alternativa para Alagoas”, teria afirmado João Caldas, segundo o site.

Rogério Teófilo também não atendeu aos contatos feitos pelo Diário do Poder, nem respondeu ao questionamento deixado com a assessora que atendeu seu celular. Portanto, ainda não se sabe se Caldas entendeu mal a ligação do prefeito tucano, ou quis valorizar o passe político.

O que é certo é que o PSDB deve lançar o vereador de Maceió Eduardo Canuto ao governo. E avalia a composição de uma chapa proporcional para abrigar o deputado federal JHC. O partido tucano não discute e nunca discutiu a possibilidade de incentivar a candidatura de Caldas. E toda a classe política e o eleitor alagoano sabem que a projeção de João Caldas não passa do fato de ser o “pai de JHC” em Alagoas. Ainda mais depois de disputar e não vencer as últimas três eleições parlamentares no Estado, tendo obtido 11.455 votos, ao se tornar suplente de deputado estadual, em 2014.

Reportar Erro