Apelo por preservação

Protesto denuncia destruição de área verde por duplicação de rodovia, em Maceió

Manifestantes acusam obra do governo de Renan Filho de desmatar e prejudicar comunidade

acessibilidade:
Moradores de Guaxuma protestam para preservar área verde na região da capital alagoana. Foto: Arquivo Pessoal/Paula Amaral

Moradores do bairro Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió (AL), protestaram na manhã desta segunda-feira (27) para denunciar que mudanças no projeto de duplicação da rodovia AL-101 Norte impuseram um novo traçado que irá desmatar uma área verde e prejudicar a comunidade do bairro que tem sua praia como dos principais atrativos turísticos da capital alagoana.

O ato interrompeu parcialmente o fluxo de veículos da AL-101 Norte, com a utilização de pneus e a exibição de faixa com as palavras de ordem de que “rodovia sem preservação é destruição”. A obra é tocada pelo governo de Renan Filho (MDB).

“Esse novo projeto foi modificado sem aviso aos moradores, sem audiência pública. Querem destruir toda a frente de área verde, preservada por nós moradores, há mais de 30 anos”, afirmou o representante dos moradores, Lindair de Moraes Amaral, por meio da assessoria de imprensa dos moradores.

O protesto denuncia que a obra ainda destruirá parte de uma via de rolamento em frente às casas dos moradores da Rua Xavier de Araújo. “Além de devastar essa parte ambiental, querem tirar mais da metade da rua em que moramos”, diz Lindair.

Apelo às autoridades

Uma representação foi dada entrada no Ministério Público Estadual no último dia 21, quando foi solicitada a suspensão das obras e para que seja realizada uma nova audiência pública com os moradores. O requerimento foi protocolado na 66ª Promotoria de Justiça, cuja atribuições atendem às áreas de urbanismo e defesa dos patrimônios.

Mais de 70 moradores participam da iniciativa que também é apoiada pelos setores da população maceioense. A comunidade reclama que existem alternativas para realização do projeto, desviando a obra mais alguns metros para o lado esquerdo da pista (sentido Recife), onde ainda não existem moradias construídas. E defendem que essa alternativa preservaria as duas áreas verdes do loteamento Gurguri e os moradores não perderiam a qualidade de vida.

Os moradores alertam que a obra destruirá, ainda, parte de uma via de rolamento em frente às casas dos moradores da Rua Xavier de Araújo, localizada naquele bairro. “Além de devastar essa parte ambiental, querem tirar mais da metade da rua em que moramos”, concluiu Lindair.

A ex-prefeita de Maceió e ex-deputada federal Kátia Born participou da manifestação, como moradora da região afetada pela obra. Segundo Kátia, a expectativa dos moradores é de que o governo retome o traçado original do projeto, que evitará a destruição da área verde.

Reportar Erro