HGE espera visita

Presidente do TJ assume governo de Alagoas elogiando Renan Filho

Interino elogia Renan e inclui obra de hospital em rota de visita

acessibilidade:

 

Praxedes elevou o tom dos elogios a Renan Filho (Foto: Márcio Ferreira)A cerimônia de transmissão do cargo do governador Renan Filho (MDB) para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Otávio Leão Praxedes, nesta quinta-feira (17), foi marcada pela troca de elogios entre os chefes dos poderes do Estado. Otávio Praxedes assumiu interinamente o Governo de Alagoas e permanecerá no cargo até o dia 26 de maio, quando termina o período de férias do governador, elogiado pela “gestão responsável”.

Otávio Praxedes informou que dará continuidade às ações do governo normalmente. E prevê visitas aos órgãos do Executivo que interagem com o Judiciário: o comando da Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Conselho Estadual de Segurança e o Detran. E adiantou que visitará as obras do Hospital Metropolitano de Maceió.

Na sua agenda oficial visitas, ficou de fora o Hospital Geral do Estado (HGE), cenário de desabastecimento, denúncia de desvios de R$ 180 milhões em recursos para medicamentos e insumos, e alvo de inundações no setor de pediatria, há menos de um mês. Também não serão visitadas as unidades estaduais de saúde, alvos de desabastecimentos constantes; e a Maternidade Santa Mônica, onde Otávio Praxedes poderia atestar se funcionam efetivamente leitos de UTIs e UCIs “inaugurados” três vezes por Renan Filho e que foram alvos de denúncias do Ministério Público Federal (MPF) pelo funcionamento precário.

BOA RELAÇÃO

Otávio Leão exaltou o tratamento respeitoso, de Renan Filho com todos os integrantes do Poder Judiciário. “Sempre tenho dito que é um governador jovem e responsável, mas hoje eu aumento as minhas expressões, dizendo que é um governador de alto espírito público e atos republicanos”, elogiou o desembargador, que também poderá checar como funcionam as centrais de flagrante e o transporte escolar financiado pelo Estado na capital e no interior de Alagoas.

Renan Filho retribuiu elogios, exaltando a “sobriedade, serenidade e equilíbrio” de Otávio Praxedes. “Os alagoanos estarão seguros nos próximos dias”, exaltou Renan Filho.

“É pra mim uma grande satisfação poder tirar alguns dias para recarregar minhas baterias e, ao mesmo tempo, fazer um gesto importante para com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, que tem garantido a estabilidade institucional necessária para que esse pequeno Estado possa enfrentar essa crise que toma conta do Brasil, de cabeça erguida”, discursou o titular do mandato.

O vice-governador Luciano Barbosa (MDB) não assumiu o governo, porque aproveitará o mesmo período para tirar férias pela primeira vez, após três anos e quatro meses à frente da pasta da Educação. E o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Dantas (MDB) declinou do convite, alegando compromissos assumidos anteriormente.

As atividades no Judiciário estadual seguem normalmente, sob a presidência do desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly.

Desembargadores, juízes e autoridades diversas do três poderes prestigiaram a cerimônia.

Reportar Erro