Alunos em risco

Prefeitura extingue ‘pau de arara’ em transporte escolar, após ação do MP de Alagoas

Justiça mandou trocar paus de arara por ônibus e Prefeitura de Campo Grande promete ajustar frota

acessibilidade:
Estudantes de Campo Grande eram transportados em veículos do tipo pau de arara. Foto: Dicom TJAL

Uma audiência de conciliação realizada nesta quinta (18) pela Comarca de Girau do Ponciano (AL) resultou no compromisso de extinguir o uso de caminhões pau de arara lotados para transportar alunos da rede pública municipal de Campo Grande, no Agreste de Alagoas. A sessão foi conduzida pelo juiz Allyson Jorge Lira de Amorim, titular da comarca.

O procurador de Campo Grande, Eduardo Hélio, afirmou que a prefeitura já cumpriu a determinação judicial de substituir por ônibus os caminhões do tipo pau de arara. E, durante a audiência, a Prefeitura se comprometeu a passar a lista de motoristas e dos veículos até o dia 24 deste mês de outubro, e a submeter os ônibus a inspeção, que será feita pelo Detran, no prazo de 45 dias.

Os estudantes estavam sendo transportados em veículos do tipo “pau de arara”, superlotados, sem segurança e em péssimas condições. Após ação judicial do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), o juiz determinou o uso de transporte adequado para os alunos, em decisão liminar no dia 17 de setembro de 2018.

“Conseguimos firmar um acordo entre as partes, e o objetivo principal, que era que as crianças tivessem um transporte adequado de suas residências até a escola, provavelmente vai ser atingido”, disse o magistrado Allyson Amorim.

O promotor Rodrigo Soares participou da audiência representando Ministério Público, na matéria que tramita sob o nº 0800038-82.2018.8.02.0012. (Dicom TJAL)

Matéria referente ao processo nº 

Reportar Erro