Complicações do coronavírus

Prefeitura de Maceió inaugura centro para tratar pacientes com sequelas de covid-19

Unidade é a quinta voltada para vítimas de covid-19, mas a primeira para tratar complicações

acessibilidade:

Na manhã desta quinta-feira (13), o prefeito Rui Palmeira e o secretário municipal de Sáude, José Thomaz Nonô, entregaram à população de Maceió o Centro de Especialidades Eliane Machado, localizado próximo ao PAM Salgadinho. O espaço já está em funcionamento, e atende pacientes que tiveram complicações após contraírem o novo coronavírus, bem como outras síndromes gripais.

Segundo o prefeito Rui Palmeira, Maceió é uma das primeiras cidades a disponibilizar um local específico para tratar pessoas que tiveram o organismo afetado após infecção causada pelo novo coronavírus.

“É uma unidade muito importante que vai cuidar dos pacientes que têm sequelas decorrentes da covid-19. A cada dia aparecem novas sequelas, então a pessoa pode precisar de fisioterapia, fonoaudiólogo, neurologista. São muitos especialistas que estarão atendendo aqui”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

A população pode contar com uma equipe formada por pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros, no Centro de Especialidades que homenageia a médica pediatra Eliane Buarque de Freitas Machado, que morreu de covid-19 em 11 de maio, aos 63 anos.

Entre os exames que serão ofertados pela unidade, estão o de tomografia, ecocardiograma, eletro, raio-x, entre outros. O PAM Salgadinho poderá servir como suporte na realização de alguns procedimentos.

Esposo de médica homenageada com o secretário Thomaz Nonô e o prefeito Rui Palmeira. Foto: Secom Maceió

Reconhecimento

Com 30 anos de Medicina, a homenageada Eliane Buarque de Freitas Machado atuou em postos de saúde e hospitais alagoanos, dirigia uma clínica particular de Maceió e fundou o primeiro Banco de Leite Humano de Alagoas, em 1987.

Para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a unidade é mais um avanço no tratamento dos usuários infectados com o novo coronavírus e, ainda, carrega uma homenagem ao servidor, ao médico, ao profissional que está na linha de frente se arriscando e engajado no combate à doença.

“Acho que é a primeira unidade no país, a se dedicar com o melhor da nossa força médica, com os nossos servidores mais dedicados possíveis, com belos equipamentos para exatamente explorar esse campo, do que acontece com essas pessoas que continuam apresentando sintomas. Para uma unidade dessa natureza, era necessário um nome que sintetizasse um pouco isso”, disse Thomaz Nonô.

Álvaro Machado, pediatra e esposo da médica homenageada, participou da inauguração da unidade e frisou a importância da homenagem à profissional, que continuou trabalhando mesmo com a pandemia. “Quando a gente recebeu essa notícia, a família toda ficou muito feliz, porque é uma maneira de perpetuar também o nome dela e o trabalho no estado”, relata.

Esforço contra a covid-19

Para acesso aos serviços do Centro de Especialidade, que funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h, os pacientes precisam ter o encaminhamento das unidades de saúde do Município e dos hospitais. Haverá ainda marcação pelo Complexo Regulador de Maceió (Cora) e uma reserva técnica para os pacientes encaminhados direto das Unidades de Referência em Síndrome Gripal.

A Prefeitura de Maceió, por meio da SMS, já tinha colocado à disposição dos maceioenses quatro unidades para receber pacientes com a Covid-19 e outras síndromes gripais. Diferente do Centro de Especialidades, esses equipamentos públicos são destinados a pessoas com os quadros leves da covid-19, funcionando como local de triagem para diagnóstico e encaminhamentos dos quadros graves.

Atualmente, formam parte da rede de acompanhamento a pessoas com sintomas do novo coronavírus as unidades de referência: UBS Walter de Moura Lima, na Santa Amélia; UBS Jorge Duarte Quintela Cavalcante, no Graciliano Ramos; UBS do Novo Mundo; e a URS Maria da Conceição Paranhos, em Jacarecica. (Com informações da Secom Maceió)

Reportar Erro