Ignorado pelo partido

Prefeito de Maceió deixa o PSDB, após apelo por candidato tucano na sucessão

Rui Palmeira pressionou direção nacional a cumprir resolução que previa candidato próprio

acessibilidade:
Prefeito de Maceió, Rui Palmeira - Foto: Pei Fon/Secom Maceió

A falta de interesse das direções do PSDB Nacional e em Alagoas em definir se haverá candidatura própria tucana para a sucessão municipal da capital alagoana resultou na desfiliação do prefeito Rui Palmeira. O chefe do Executivo de Maceió (AL) apresentou sua desfiliação nesta sexta-feira (21) ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo.

Rui Palmeira foi forçado a deixar o ninho tucano, 22 dias após formalizar a cobrança para que a direção nacional do PSDB mandasse o senador e presidente estadual do partido, Rodrigo Cunha, cumprir uma resolução que prevê candidaturas tucanas nos municípios com mais de 100 mil habitantes, nas eleições de 2020.

Com previsão de ter respostas do PSDB somente em março, Rui entendeu o recado e deixou o partido, que tende a apoiar para prefeito seu inimigo político, o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB-AL), aliado do senador Rodrigo Cunha..

A perspectiva é de que Rui Palmeira ingresse no DEM, presidido pelo seu secretário de Saúde e ex-vice-governador José Thomaz Nonô. Mas ainda avalia convite do Podemos, comandado em Alagoas pelo ex-superintendente da SMTT, Tácio Melo.

A desfiliação amplia rumores de uma suposta articulação de aliança de Rui Palmeira com o governador Renan Filho (MDB). Na quarta-feira (19), o prefeito negou, por meio de sua assessoria, estar construindo tal aliança. Mas seu silêncio sobre o tema, nas redes sociais, mantém o mistério sobre a suposta união tratada nos bastidores como incoerente, “tiro no pé” e “casamento de jacaré com cobra d’água”. O abraço a Renan Filho teria como meta atingir a candidatura de JHC, rival comum ao governador e ao prefeito.

Leia o requerimento de desfiliação do prefeito de Maceió entregue hoje ao PSDB:

 

Reportar Erro