Ensino e saúde pública

Posto de saúde será aberto na Ufal em parceria com a Prefeitura de Maceió

Mais duas equipes da Saúde da Família atenderão a região do Tabuleiro

acessibilidade:
Prefeito Rui Palmeira recebeu representantes da Ufal e do Hospital Universitário (Foto: Átila Vieira/Secom Maceió)

Em parceria com a Prefeitura de Maceió, uma Unidade Docente Assistencial (UDA) será inaugurada em breve na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para beneficiar a população do Tabuleiro do Martins, na parte alta da capital. Nesta segunda-feira (01), o prefeito Rui Palmeira (PSDB) e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, receberam a superintendente do Hospital Universitário (HU), Regina Maria, e a reitora da Ufal, Valéria Correia, para discutir a cooperação técnica que vai ampliar o atendimento médico aos maceioenses.

“Foi uma pauta positiva e a Prefeitura está sempre aberta ao diálogo com a Universidade. A parceria vai levar para a população uma série de especialidades médicas com equipes de Saúde da Família. Será realmente um grande ganho para a parte alta da cidade”, pontuou o prefeito.

Na oportunidade, José Thomaz Nonô destacou os benefícios a partir do funcionamento da UDA. “Estamos trabalhando há um ano essa parceria com a Ufal. Nós temos um diálogo importante e a inauguração da UDA vai beneficiar todo o entorno da Ufal. Os pacientes serão atendidos com a supervisão da academia e isso vai ser bom para os alunos desenvolver as atividades”, afirmou Nonô.

“Com a parceria, teremos duas equipes da Saúde da Família para atender toda a região do Tabuleiro que necessita muito desse tipo de serviço público. A Ufal é um espaço de ensino e pesquisa e estará de mãos dadas com a Prefeitura inaugurando esse espaço importante para a saúde pública de Maceió”, frisou a reitora.

Convênio

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar a contratualização de serviços entre o Hospital Universitário e o Município. “Vamos alinhar o atendimento, sobretudo do Centro de Oncologia. Queremos cada vez mais atentar para o problema do câncer e, em Maceió, somente o HU e a Santa Casa atendem esses pacientes”, acrescentou Rui Palmeira.

“É um importante convênio de contratualização que a Prefeitura realiza. Sem isso, a gente não consegue ampliar os serviços. A cooperação técnica consiste numa inserção mútua de servidores, porque temos alguns servidores da Ufal que estão cedidos ao Município e alguns do Município são cedidos ao Hospital”, explicou a superintendente do Hospital Universitário.

A gestora ressaltou que, por meio da contratualização, a comunidade será beneficiada com os melhores profissionais. “Quanto melhor for a contratualização com a Saúde, melhor para a população, porque o HU é público e de alta complexidade, é conhecido pela população e é referência em vários serviços”, complementou Regina Maria. (Com informações da Secom Maceió.

Reportar Erro