Comissão criada

Polícia Civil vai investigar abate de 11 suspeitos de assaltar bancos, em Alagoas

Comissão de delegados vai apurar ocorrência em que corpos foram 'socorridos' em camionete

acessibilidade:
Delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas Paulo Cerqueira. Foto: Agência Alagoas

Após quase 24 horas depois da ação policial que abateu 11 investigados por assaltos a banco em uma suposta troca de tiros no Sertão, a Delegacia Geral da Polícia Civil de Alagoas divulgou que nomeou uma comissão de delegados para apurar a ocorrência que resultou em questionamentos às autoridades, por causa da quantidade de corpos e do suposto socorro feito após a Operação Cavalo de Troia, deflagrada pela Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), na zona rural de Santana do Ipanema, nesta quinta-feira (8).

Foram nomeados para a comissão que investigará a ação os delegados Eduardo Mero Campos, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Bruno Emilio Macedo Teixeira, integrante da especializada, e o delegado Hugo Leonardo Oliveira de Vasconcelos, titular da Delegacia Regional de Santana do Ipanema (2ª DRP).

A portaria assinada pelo delegado-geral Paulo Cerqueira com a designação da comissão será publicada na edição da próxima segunda-feira (12) do Diário Oficial do Estado (DOE). O delegado Eduardo Mero será o presidente da comissão.

Os suspeitos abatidos na suposta troca de tiros tiveram divulgadas imagens de seus corpos deitados no chão, à entrada da casa onde foram surpreendidos pelo cerco policial, bem como amontoados na carroceria de uma camionete, em um suposto socorro aos feridos, levados ao hospital do município. Até a tarde desta sexta (9), o Instituto de Criminalística não foi acionado pela Polícia Civil para enviar peritos criminais ao local do banho de sangue. E todos os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca (AL).

O delegado Fábio Costa coordenou a operação com apoio do grupamento aéreo, ao lado dos delegados Cayo Rodrigues e Thiago Prado. E justificou que os policiais revidaram porque foram recebidos por tiros, após ter sido dada voz de prisão, no local onde foi relatada a presença de grande quantidade de explosivos, fuzis, espingardas, pistola, colete, balaclavas e o R$ 117 mil em dinheiro roubado no dia anterior, da agência do Banco Bradesco de Águas Belas, no Sertão de Pernambuco.

Delegados observam mortos em ação policial em Santana do Ipanema. Fotos: WhatsApp

Direitos Humanos

A Comissão de Direitos Humanos da Seccional Alagoana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL) disse que vai cobrar dados detalhados da operação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), da Delegacia Geral da Polícia Civil e do Conselho Estadual de Segurança (Conseg).

O deputado federal Paulão (PT-AL) divulgou que está pedindo, oficialmente, informações ao governo de Renan Filho (MDB) e ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MP/AL) sobre o que chamou de “chacina de Santana do Ipanema”. E o MP disse que vai esperar a conclusão do inquérito para atuar no controle da atividade policial.

O Instituto de Medicina Legal de Arapiraca informou que dos 11 corpos recolhidos no Hospital de Santana do Ipanema, até o momento 10 já foram identificados oficialmente.

Veja a lista:

ADEILDO DE SOUZA TIMOTEO, 23 anos, natural de Aracaju-SE;
ADRIANO SOUZA SILVA JUNIOR, 24 anos;
ADJANE DA SILVA, 30 anos, natural de Santana do Ipanema;
ANDRE LUIZ DE MORAIS LIMA, 30 anos, natural de Serra Talhada-PE;
CARLOS ALBERTO DE LIMA, 30 anos, natural de Arapiraca -AL;
CRISTIANO ROMULO DE SOUZA RODRIGUES, 24 anos;
EVANDRO DE PAULA LIMA SILVA, 34 anos, natural de Minador do Negrão – AL;
FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA DE BARROS, 32 anos;
JOSE GUTEMBERG NOGUEIRA SANTOS, 26 anos;
WASHINGTON ANTONIO DOS SANTOS, 24 anos.

Reportar Erro