Cortes no SESI e SENAI

Paulo Guedes desconhece trabalho do Sistema S, diz presidente do SESI Alagoas

José Carlos Lyra reagiu ameaça de cortes de até 50% para federações da indústria no governo Bolsonaro

acessibilidade:
Jose Carlos Lyra presidente da FIEA. Foto: Assessoria do Sesi Alagoas

Em resposta às declarações do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, que sugeriu ontem (17) cortes nos recursos do Sistema S no governo de Jair Bolsonaro (PSL), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, afirmou que a iniciativa decorre do completo desconhecimento de Guedes sobre o que faz o SESI e SENAI pela qualificação da mão de obra e em benefício das famílias dos trabalhadores. Lyra está em Brasília (DF), onde se reuniu nesta terça-feira (18) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, e diretores da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A reação ocorre um dia depois de Paulo Guedes afirmar que o corte de recursos federais para o Sistema S pode alcançar 50%, quando o futuro ministro se reuniu com empresários na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Segundo Guedes, o governo de Jair Bolsonaro pretende mexer nos recursos destinados a serviços de treinamento, cultura e lazer dos trabalhadores da indústria.

“Pelo pronunciamento que fez, acredito que o futuro ministro Paulo Guedes desconhece completamente tudo o que faz o SESI e o SENAI. Vamos subsidiar o ministro Paulo Guedes com os números da Indústria. Vamos mostrar o que faz do Senai o maior complexo de educação profissional da América Latina, e garante que o Sesi ofereça educação básica de excelência, promovendo saúde e segurança nas empresas”, reagiu José Carlos Lyra.

Em material divulgado pela sua assessoria na manhã de hoje, o presidente da entidade destacou que, além do ensino profissionalizante, o SESI e o SENAI oferecem educação formal aos trabalhadores e seus dependentes. Dados que serão enviados pela CNI e suas federações ao futuro ministro.

A reunião com o ministro Dias Toffoli teve o objetivo de apresentar o Sistema Indústria ao presidente do STF.

Reportar Erro