Justiça Eleitoral

Novo presidente do TRE de Alagoas quer foco na celeridade de julgamentos

Desembargador Pedro Augusto toma posse nesta quinta (10) e quer TRE mais perto da sociedade

acessibilidade:
Desembargador Pedro Augusto Mendonça. Foto: Ascom TRE/AL

O desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo toma posse amanhã (10) no cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A solenidade acontecerá no auditório da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), às 19h.

Em sua gestão como presidente da Corte Eleitoral alagoana, o magistrado pretende dar continuidade às atividades dos programas da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), que aproximam o TRE de jovens e crianças nas instituições de ensino, ampliar iniciativas para uma melhor interação do Tribunal com a sociedade e focar em julgamentos céleres dos processos judiciais em tramitação.

Na mesma solenidade, o desembargador José Carlos Malta Marques, atual presidente do TRE/AL, se despede do cargo e será empossado como vice-presidente e corregedor regional eleitoral, cargo que ocupará até abril, momento em que encerra seu biênio.

Nos últimos dois anos, o desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo atuou como vice-presidente e corregedor do TRE/AL. À frente da Corregedoria Regional Eleitoral (CRE), o desembargador e sua equipe técnica inspecionaram todas as Zonas Eleitorais alagoanas, como propósito de observar as realidades cartorárias e buscar aferir, de forma direta, a situação em todas as 42 Zonas alagoanas, em Maceió e no interior.

Trajetória profissional

Pedro Augusto Mendonça de Araújo ingressou na magistratura alagoana em 1976, atuando nas comarcas de Paulo Jacinto, Palmeira dos Índios, Arapiraca e, em 1995, foi removido para a 24ª Vara da Capital. Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em 2008. Atualmente atua como coordenador geral dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas.

Assim que ingressou na magistratura, atuou como juiz eleitoral da 41ª Zona – Paulo Jacinto e, posteriormente, nas Zonas Eleitorais de Maragogi, Palmeira dos Índios, Messias e Arapiraca. Em 2002, foi designado para auxiliar os trabalhos de fiscalização da propaganda eleitoral irregular em Maceió. (Com informações da Ascom do TRE de Alagoas)

Reportar Erro