79% de UTIs ocupadas

Medidas de isolamento são prorrogadas até 22 de junho, em Alagoas

Governo do Estado e Prefeitura de Maceió planejam retomada gradual das atividades econômicas

acessibilidade:

Por meio de coletiva com transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), anunciou hoje (10) a renovação até o dia 22 de junho das medidas de isolamento social para enfrentamento à pandemia da covid-19. Após este período, o Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió esperam aplicar o plano de retomada gradual das atividades econômicas. E na segunda-feira (15), um novo protocolo sanitário deve ser apresentado para flexibilizar as medidas, trazendo novos padrões de distanciamento social controlado e a reabertura gradativa de setores econômicos.

Ao lado do prefeito da capital alagoana Rui Palmeira (Sem partido), o governador comunicou a intensificação da fiscalização na região metropolitana de Maceió e na região de Arapiraca, a manutenção do regime de rodízio e teletrabalho, e a continuidade da suspensão das atividades escolares até o dia 30 de junho – podendo este período ser prorrogado.

A decisão, tomada em conjunto entre a gestão estadual e municipal, é baseada nos números das últimas semanas, que apesar de apresentarem queda do número de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e na procura por atendimento nas unidades básicas da Capital, ainda precisam ser observados.

A taxa de ocupação de UTIs destinadas pelo poder público ao atendimento a pacientes com covid-19 em Alagoas é de 79%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10), pela Secretaria de Saúde de Alagoas. O mais novo boletim epidemiológico registra mais de 18 mil casos confirmados de covid-19, com 660 mortes pelo novo coronavírus e mais de 11 mil pacientes recuperados da doença.

Retomada com segurança

Para o prefeito Rui Palmeira, apesar da queda na procura por atendimento, é necessário cautela no processo de flexibilização das medidas.

“Queremos levar o processo de retomada das atividades econômicas de forma gradativa e segura para todos. Não adianta tomarmos medidas de reabertura econômica baseados na pressão. Entendemos que as pessoas precisam voltar a trabalhar, mas se a gente faz essa abertura geral e o índice de contaminação aumentar, colocaremos em risco a saúde de muitas pessoas e, inevitavelmente, teremos que voltar atrás”, destacou o prefeito.

O governador Renan Filho reforçou a necessidade de contribuição da sociedade no cumprimento das medidas de isolamento neste período.

“É muito importante a colaboração de todos para que a gente veja esta doença ir para um patamar mais baixo ou estável em Alagoas. Observa-se que há uma diminuição dos casos na capital e região metropolitana, mas precisamos desses 12 dias para ter a certeza desta queda e para reforçar as medidas restritivas, para que a queda aconteça também em algumas localidades do interior do Estado, onde os números ainda crescem”, pontuou. (Com informações da Secom Maceió)

Reportar Erro