Bola dividida

Marx cobra de Renan vaga na chapa ao senado, mas PSD ainda é rota de fuga

Ex-ministro quer vaga ao senado prometida a Quintella por Renan

acessibilidade:
Marx Beltrão
Marx Beltrão avisou que é pré-candidato ao senado da mesma forma que Quintella, mas conta não fecha com três na chapa calheirista

Sem confirmar se trocou ou não o MDB pelo PSD, o ex-ministro do Turismo e deputado federal Marx Beltrão reafirmou nesta segunda-feira (9) que é pré-candidato a senador por Alagoas, demonstrando que segue disputando a bola dividida com o ex-ministro dos Transportes e colega de bancada, Maurício Quintella (PR-AL). Durante uma prestação de contas dos ex-ministros alagoanos para prefeitos, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marx Beltrão relembrou que sempre deixou claro seu desejo de disputar o Senado e reafirmou que segue lutando por uma das vagas na chapa que tentará reeleger o governador Renan Filho (MDB) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A situação partidária de Marx Beltrão diria muito mais sobre seus rumos eleitorais do que as repisadas declarações, que soam como cobranças a Renan pelo compromisso firmado publicamente. Mas sua suposta filiação ao PSD pode seguir em segredo até o próximo dia 13, prazo limite para os partidos alimentarem o sistema da Justiça Eleitoral. A troca de partido é a rota de fuga prevista pelo ex-ministro há um ano, para garantir sua candidatura sem depender do aval do senador Renan.

Marx disputa a mesma vaga cedida para Maurício Quintella se candidatar ao Senado, em março. Mas, na entrada do mesmo evento que participaram hoje cedo, o deputado Quintella afirmou que o assunto “já está definido”. Fato aparentemente ignorado por Marx, que recebeu de Renan diversas garantias públicas do espaço para sua candidatura.

“Sou pré-candidato ao Senado e sempre estarei junto do governador Renan Filho, independente de qualquer situação. A vinda do PR para o grupo do governo só aumenta para que a gente tenha um grupo político mais forte. Política se faz somando, nunca subtraindo. Então estou muito contente com a união do Maurício Quintella junto conosco, para que a gente trabalhe o Estado de forma conjunta, porque Alagoas tem que estar acima de qualquer interesse pessoal ou partidário. Temos que fazer é, de forma unida, trabalhar por Alagoas. E, assim como Maurício, também sou pré-candidato ao Senado da República”, disse Marx.

SEGREDO PARTIDÁRIO

Desde o último sábado (7), prazo final para a janela partidária, até a tarde desta segunda-feira (9), o Diário do Poder fez várias ligações telefônicas para o deputado Marx, que também não retornou mensagem enviada para seu celular. Sua assessoria também disse não ter a informação sobre sua filiação ou não ao PSD, até o fim da tarde de hoje. E a assessoria do ministro Gilberto Kassab ficou de checar a informação.

Já o “terceiro candidato” a senador da chapa dos Calheiros garante que estará na disputa. “Vou continuar defendendo o Estado de Alagoas, como sempre fiz. E vou disputar o Senado Federal. Já comecei a conversar com minha base de prefeitos do Estado e vereadores. Acho que Alagoas estará bem representada e renovada, no Senado. E terá a oportunidade de fazer um debate eleitoral e escolher entre os nomes postos”, disse Maurício Quintella, em entrevista a Warner Oliveira, da Rádio Gazeta AM.

Diário do Poder apurou que Marx Beltrão encontrará com o líder do MDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), para tratar da questão partidária.

Reportar Erro