Legislativo de Alagoas

Deputado lidera disputa contra tio de Renan Filho para presidir Assembleia

Palácio apela à minoria de novatos por apoio ao tio do governador, Olavo Calheiros

acessibilidade:
Deputado estadual Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas. Foto: Comunicação ALE

O atual 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor (SD-AL), avança conquistando o apoio da maioria dos deputados reeleitos e de alguns dos demais eleitos, para a disputa pela Presidência do Legislativo. Seu principal adversário ainda não declarado é o deputado estadual Olavo Calheiros (MDB-AL), que somente terá chances na disputa se contar com o empenho pessoal de seu sobrinho e colega de sigla, o governador Renan Filho.

Forças e interesses diversos já estão envolvidos na disputa. Para a maioria dos 15 deputados reeleitos e parte dos 12 novos nomes da próxima legislatura, por exemplo, a ideia de eleger Marcelo Victor em vez do tio de Renan Filho preserva o poder do legislador, que não fica refém dos interesses do Executivo.

Na sede do governo, no Palácio República dos Palmares, o desejo é de que Olavo seja eleito para, por exemplo, fortalecer o governador durante um segundo mandato em tempos mais difíceis na relação com o governo federal de Jair Bolsonaro (PSL), eleito presidente da República sem o apoio da família Calheiros em Alagoas.

Já o interesse atribuído a Olavo Calheiros seria defender e agir publicamente pela redução das despesas do Legislativo. E articular com mais facilidade seu acesso ao cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, sem resistências políticas, como presidente da ALE.

“Muita força interna”, é a qualidade atribuída a Marcelo Victor por deputados, nesse início de articulações. Tanto que os novatos também estão sendo abordados pelo parlamentar, com ajuda, principalmente, do deputado estadual reeleito Davi Davino Filho (PP-AL).

Ao ser questionado sobre a eleição da Mesa da ALE pelo Diário do Poder, Marcelo Victor disse se sentir preparado e ficaria honrado em ser um representar seus colegas que saberiam que ele deve ser um interlocutor democrático e praticante do diálogo, no comando do Legislativo. E ao ressaltar ter trajetória vocacionada para a atividade parlamentar, disse que o governador Renan Filho conheceria o seu compromisso com Alagoas e postura de lealdade e transparência.

“Pretendo contribuir com Alagoas, fortalecer cada vez mais o papel do Poder Legislativo e suas relações institucionais com os poderes constituídos. Se contribuí nos últimos tempos para o andamento da pauta da superação e da busca do desenvolvimento do Estado, avalie na atual conjuntura, com o horizonte recheado de desafios”, disse Marcelo Victor, ao Diário do Poder.

Marcelo Victor defendeu que a Assembleia de Alagoas tem que ser “respeitosa e democrática extremo”. Ele exerce seu quarto mandato de deputado estadual, e já assumiu funções administrativas e posições importantes em Comissões Permanentes.

Marcelo Victor pressionava Luiz Dantas na eleição da Mesa da ALE. Foto: Reprodução TV Assembleia

Ameaça em sessão

Durante a sessão da eleição da Mesa da ALE em 2017, o presidente reeleito Luiz Dantas (MDB-AL) relatou a colegas de parlamento que foi ameaçado de morte por Marcelo Victor, ao pé do ouvido, por tentar adiar a eleição da chapa única dos demais cargos da Mesa Diretora.

“Se você cancelar a eleição, é melhor me matar. Pois se não fizer. Eu mato você”, teria dito Marcelo Victor, para Luiz Dantas, durante o debate.

Dois dias depois, a Assembleia emitiu nota na qual Luiz Dantas não confirmava, nem negava, ter sido ameaçado de morte. Dantas disse não se sentir ameaçado, reiterou ter coragem cívica e pessoal. O caso não foi formalizado junto às autoridades da segurança pública.

Na semana seguinte, Marcelo Victor negou qualquer ameaça, exaltando ter convivência pessoal com Luiz Dantas e atribuindo a informação sobre a ameaça a “companheiros” que estariam querendo jogá-lo contra o presidente, e vice-versa.

A situação já está superada, a ponto de o sucessor de Luiz Dantas, seu filho e deputado eleito Paulo Dantas (MDB) estar apoiando a eleição de Marcelo Victor para presidir a ALE.

Reportar Erro