• Sobre o DP
  • Fale Conosco
  • Anuncie
sábado, 6 março 2021
No Result
View All Result
Diário do Poder
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil
  • Diário Motor
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil
  • Diário Motor
Follow @DiariodoPoder
Diário do Poder

Deputado lidera disputa contra tio de Renan Filho para presidir Assembleia

Palácio apela à minoria de novatos por apoio ao tio do governador, Olavo Calheiros

Davi Soares Davi Soares
06/11/2018 às 14:48 | Atualizado às 09:55
0
Deputado lidera disputa contra tio de Renan Filho para presidir Assembleia

Deputado estadual Marcelo Victor. Foto: Comunicação ALE

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp
PUBLICIDADE

O atual 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor (SD-AL), avança conquistando o apoio da maioria dos deputados reeleitos e de alguns dos demais eleitos, para a disputa pela Presidência do Legislativo. Seu principal adversário ainda não declarado é o deputado estadual Olavo Calheiros (MDB-AL), que somente terá chances na disputa se contar com o empenho pessoal de seu sobrinho e colega de sigla, o governador Renan Filho.

Forças e interesses diversos já estão envolvidos na disputa. Para a maioria dos 15 deputados reeleitos e parte dos 12 novos nomes da próxima legislatura, por exemplo, a ideia de eleger Marcelo Victor em vez do tio de Renan Filho preserva o poder do legislador, que não fica refém dos interesses do Executivo.

Na sede do governo, no Palácio República dos Palmares, o desejo é de que Olavo seja eleito para, por exemplo, fortalecer o governador durante um segundo mandato em tempos mais difíceis na relação com o governo federal de Jair Bolsonaro (PSL), eleito presidente da República sem o apoio da família Calheiros em Alagoas.

NotíciasRelacionadas

MPF e MPAL cobram medidas contra avanço de 33% em casos de covid-19 em Alagoas

Arthur Lira destaca generosidade do povo alagoano, e promete destravar projetos

Já o interesse atribuído a Olavo Calheiros seria defender e agir publicamente pela redução das despesas do Legislativo. E articular com mais facilidade seu acesso ao cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, sem resistências políticas, como presidente da ALE.

“Muita força interna”, é a qualidade atribuída a Marcelo Victor por deputados, nesse início de articulações. Tanto que os novatos também estão sendo abordados pelo parlamentar, com ajuda, principalmente, do deputado estadual reeleito Davi Davino Filho (PP-AL).

Ao ser questionado sobre a eleição da Mesa da ALE pelo Diário do Poder, Marcelo Victor disse se sentir preparado e ficaria honrado em ser um representar seus colegas que saberiam que ele deve ser um interlocutor democrático e praticante do diálogo, no comando do Legislativo. E ao ressaltar ter trajetória vocacionada para a atividade parlamentar, disse que o governador Renan Filho conheceria o seu compromisso com Alagoas e postura de lealdade e transparência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Pretendo contribuir com Alagoas, fortalecer cada vez mais o papel do Poder Legislativo e suas relações institucionais com os poderes constituídos. Se contribuí nos últimos tempos para o andamento da pauta da superação e da busca do desenvolvimento do Estado, avalie na atual conjuntura, com o horizonte recheado de desafios”, disse Marcelo Victor, ao Diário do Poder.

Marcelo Victor defendeu que a Assembleia de Alagoas tem que ser “respeitosa e democrática extremo”. Ele exerce seu quarto mandato de deputado estadual, e já assumiu funções administrativas e posições importantes em Comissões Permanentes.

Marcelo Victor pressionava Luiz Dantas na eleição da Mesa da ALE. Foto: Reprodução TV Assembleia

Ameaça em sessão

Durante a sessão da eleição da Mesa da ALE em 2017, o presidente reeleito Luiz Dantas (MDB-AL) relatou a colegas de parlamento que foi ameaçado de morte por Marcelo Victor, ao pé do ouvido, por tentar adiar a eleição da chapa única dos demais cargos da Mesa Diretora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se você cancelar a eleição, é melhor me matar. Pois se não fizer. Eu mato você”, teria dito Marcelo Victor, para Luiz Dantas, durante o debate.

Dois dias depois, a Assembleia emitiu nota na qual Luiz Dantas não confirmava, nem negava, ter sido ameaçado de morte. Dantas disse não se sentir ameaçado, reiterou ter coragem cívica e pessoal. O caso não foi formalizado junto às autoridades da segurança pública.

Na semana seguinte, Marcelo Victor negou qualquer ameaça, exaltando ter convivência pessoal com Luiz Dantas e atribuindo a informação sobre a ameaça a “companheiros” que estariam querendo jogá-lo contra o presidente, e vice-versa.

A situação já está superada, a ponto de o sucessor de Luiz Dantas, seu filho e deputado eleito Paulo Dantas (MDB) estar apoiando a eleição de Marcelo Victor para presidir a ALE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhe:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
Tags: Barragem Salto GrandeCPI da DersaLuiz DantasMarcelo VictorOLAVO CALHEIROSRenan Filho
PUBLICIDADE
Diário do Poder

Poder, política e bastidores, sem perder o bom humor. Desde 1998.

Siga @DiariodoPoder

EDITORIAS

  • Cláudio Humberto
  • Política
  • Opinião
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
  • Exteriores

SEÇÕES

  • Diário Motor
  • Poder em Números
  • Vídeos
  • Imagens
  • Humor
  • Poder sem Pudor
  • Frase do Dia

SOBRE NÓS

  • Anuncie
  • Sobre o DP
  • Equipe
  • Fale Conosco
  • Reportar Erro
  • Política de Privacidade

© 2020 Diário do Poder

No Result
View All Result
  • DP
  • COVID-19
  • Cláudio Humberto
    • Coluna Cláudio Humberto
    • Frase do Dia
    • Poder sem Pudor
  • Opinião
  • Vídeos
  • Política
    • Política
    • Poder em Números
  • Justiça
  • Dinheiro
  • Brasil e Regiões
    • Brasil
    • Alagoas
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Rio de Janeiro
    • São Paulo
  • Exteriores
  • Diário Motor
  • Humor
  • Imagens
  • Sobre o DP
    • Sobre o DP
    • Equipe
    • Princípios Editoriais
    • Código de Ética
    • Política de Correção
    • Política de Privacidade
  • Fale Conosco
    • Fale Conosco
    • Anuncie
    • Reportar Erro

© 2020 Diário do Poder

sponsored