Contra regulamentação

Manifestantes bloqueiam avenida contra proibição de vans no Centro de Maceió

SMTT garante que a medida não vai prejudicar passageiros e visa regulamentar serviço

acessibilidade:
Manifestantes bloqueiam Avenida Durval de Góes Monteiro. Foto: Heliana Gonçalves/TV Gazeta

Manifestantes contrários à portaria da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT), que proíbe vans e micro-ônibus dos transportadores de parar no Centro da capital, bloquearam um trecho da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (1º). A SMTT em Maceió garante que a medida não vai prejudicar passageiros e visa regulamentar o serviço.

A manifestação de passageiros e transportadores da Região Metropolitana de Maceió aconteceu diante do órgão municipal e deixou o trânsito lento. O protesto apela pela revogação da medida, que, na avaliação dos manifestantes, prejudicará o serviço e causará transtornos aos passageiros.

O objetivo do protesto que obrigou outros passageiros a descer de ônibus e vans do transporte complementar foi criticar a nova regra e tentar concquistar apoio da população para evitar que a portaria não entre em vigor a partir do dia 6 de abril, conforme foi estabelecido pela SMTT.

Por meio de nota, o prefeito de Rio Largo (AL), Gilberto Gonçalves (PP) repudiou a portaria da SMTT de Maceió e prometeu recorrer pela derrubada da medida.

Militares do Centro de Gerenciamento de Crises intermediaram uma reunião da uma comissão dos manifestantes com a superintendência da SMTT, ainda nesta manhã, para discutir o assunto. A via foi liberada após este entendimento.

‘Sem prejuízos’

Em entrevista à rádio 98 FM (Rádio Gazeta AM), o superintendente da SMTT em Maceió, Antônio Moura, garantiu que a medida não vai prejudicar o passageiro e visa, unicamente, regulamentar o serviço. Segundo ele, a logística para o embarque dos usuários nas paradas escolhidas pelo órgão até o centro da capital está sendo finalizada junto com o Sindicato dos Transportes Rodoviários de Maceió.

Nestas paradas, o passageiro poderá esperar o transporte até o Centro e não pagará a passagem. “Nós garantimos a condução até a região central, mas o retorno o passageiro deverá pagar a tarifa. Solicitamos à Arsal [Agência Reguladora dos Serviços de Alagoas] para que garanta este transporte no retorno até a parada obrigatória na entrada da cidade, mas as conversas não evoluíram até agora”, informou o superintendente.

Antônio Moura disse que a SMTT tem conhecimento de que vans que fazem o transporte intermunicipal param em todos os pontos do transporte urbano da capital, gerando uma concorrência desleal ao sistema de integração.

Arsal vê ‘equívoco’

A Rádio Gazeta também conversou com o presidente da Arsal, Lailson Ferreira. Segundo ele, o superintendente da SMTT está equivocado, visto que os motoristas são cidadãos que trabalham de forma honesta, transportando usuários diariamente para todos os destinos da capital.

“A Arsal tem realizado, de forma efetiva, seu trabalho de fiscalização. Inclusive, já nos reunimos diversas vezes com as associações complementares e, em nenhum momento, a SMTT convidou a Arsal para discutir a situação. Devido a esta nova mudança, estamos tomando todas as providências, junto à Justiça, para reverter o quadro”, disse o presidente da Arsal, acrescentando que a SMTT já tomou a mesma decisão, há algum tempo, tendo sido derrubada pelo Judiciário. (Com informações da Gazetaweb)

Reportar Erro