Ex-gestores cassados

Juiz eleitoral reúne candidatos a prefeito de eleição suplementar de Santa Luzia do Norte

Pleito tem seis chapas na disputa e acontece no dia 05 de maio, com 5 mil eleitores

acessibilidade:

Na tarde desta quarta-feira (10), o juiz eleitoral Sandro Augusto dos Santos, da 8ª Zona Eleitoral de Alagoas, reuniu candidatos, advogados, representantes das polícias Federal, Civil e Militar e do Ministério Público Federal e Estadual para orientar e debater acerca da eleição suplementar que acontecerá no município de Santa Luzia do Norte (AL), dia 05 de maio, após cassação do ex-prefeito Edson Mateus da Silva e de seu vice José Aílton do Nascimento, pelos crimes de abuso de poder econômico e compra de votos.

A eleição reúne seis chapas inscritas no pleito e, de acordo com o juiz Sandro Augusto dos Santos, o objetivo principal da reunião é o estreitamento das relações entre candidatos, instituições e forças policiais que atuarão diretamente no pleito suplementar do próximo mês.

“Precisamos da ajuda dos candidatos e de suas equipes para que todos se engajem e façam com que as coisas fluam dentro da normalidade. Só assim será evidenciado, nesta eleição suplementar, a vontade dos verdadeiros protagonistas, que são os mais de cinco mil eleitores de Santa Luzia do Norte”, destacou o magistrado.

Entre os muitos temas abordados pelo juiz Sandro Augusto e também pelo promotor da 8ª Zona Eleitoral, Sílvio Azevedo Sampaio, destaque para a proibição de policiais militares fazendo a segurança de candidatos, a realização de enquetes, as principais regras do que é permitido na propaganda eleitoral e a proibição de padronização de cores de camisas no dia da eleição.

Santa Luzia do Norte é um dos municípios que compõem a 8ª Zona Eleitoral, que tem sede em Pilar e ainda abrange as cidades de Coqueiro Seco e Satuba. Participarão desta eleição suplementar 5767 eleitores, distribuídos em dois locais de votação e 16 seções. Seis candidatos estão registrados para concorrer à vaga no Executivo municipal e o eleito terá o exercício do mandato até 31 de dezembro de 2020.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) determinou a data da eleição suplementar depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a sentença que declarou a inelegibilidade e cassação de registro de candidaturas impostas a Edson Mateus da Silva e José Aílton do Nascimento, penalizados pelos crimes de abuso de poder econômico e compra de votos.

Os candidatos a prefeito são Eronildo Paz da Silva Filho, Márcio Augusto Araújo Lima, Julliana Mateus Rodriges Ramalho, Jaciara Nunes Ferreira e Silva, José Alberto Hermenegildo da Silva e Nilson de Mendonça Bernardes Cantieri. (Com informações da Ascom do TRE de Alagoas)

Reportar Erro