Virada contra ex-chefe do MP

JHC é eleito prefeito de Maceió e impõe nova derrota a Renan Calheiros

Deputado federal virou o jogo contra candidato da família Calheiros, Alfredo Gaspar

acessibilidade:
Deputado federal João Henrique Caldas eleito prefeito de Maceió. Foto: Divulgação

Uma das disputas mais acirradas da história pela Prefeitura de Maceió converteu-se na vitória do deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), com 222.147 votos (58,64% dos válidos). A diferença foi de 17,28 pontos percentuais para o segundo colocado, o ex-chefe do Ministério Público de Alagoas, Alfredo Gaspar (MDB).

A vitória de virada contra o candidato apoiado pelo clã Calheiros representa o desejo do eleitor maceioense de rejeitar o domínio político do senador Renan e do governador Renan Filho, ambos do MDB.

A ascensão de JHC ao mandato de prefeito também traduz o sentimento de necessidade de renovação política na capital alagoana. Nesse aspecto, também pesou para a derrota de Alfredo Gaspar o apoio do atual prefeito Rui Palmeira (Sem partido), que deixou a oposição aos Calheiros para abraçar a candidatura do ex-procurador de Justiça.

“Agradeço a cada maceioense que saiu de casa para exercer o seu direito e mudar Maceió para melhor. Foram 222.147 votos à favor da mudança! A partir do dia 1º de janeiro de 2021, vamos iniciar a gestão da mudança, enxugando a máquina pública, investindo na saúde, na mobilidade urbana, na educação e priorizando o bem-estar do cidadão. Contem comigo para mudar a realidade da nossa cidade. Juntos, vamos fazer de Maceió uma das capitais mais fortes do país”, disse JHC, ao agradecer aos eleitores nas suas redes sociais.

Estreia competitiva

Ex-secretário de Segurança Pública no início do primeiro governo de Renan Filho, Alfredo Gaspar estreou de forma competitiva na política partidária após interromper sua carreira no MP de Alagoas. E conquistou neste 2º turno 156.704 votos (41,36% dos válidos). Foram 12.706 votos brancos (2,97%), e 36.092 votos nulos (8,44%).

Alfredo Gaspar foi primeiro colocado no acirradíssimo 1º turno, com 110.234 votos (28,87% dos válidos). E foi seguido de perto por JHC, com 109.053 votos (28,56%), e de Davi Filho (PP), com 97.409 votos (25,51%).

Controvérsias

JHC é filho do ex-deputado federal João Caldas e da ex-prefeita de Ibateguara (AL), Eudócia Caldas (suplente do senador tucano Rodrigo Cunha). Apesar dos discursos fortes de JHC contra a corrupção, seu pai chegou a ser condenado pelo escândalo da máfia das ambulâncias, alvo da Operação Sanguessuga.

Sua mãe Eudócia Caldas foi lotada no gabinete do filho, na Assembleia Legislativa de Alagoas, enquanto JHC denunciava desvios de recursos no Legislativo de Alagoas.

Derrota dos Calheiros

O prefeito eleito pelo PSB havia disputado o comando da capital alagoana em 2016, quando não conseguiu passar para o 2º turno. Naquela disputa, o então prefeito tucano Rui Palmeira foi reeleito contra o candidato da família Calheiros, o ex-prefeito Cícero Almeida, o “Ciço” (à época no MDB).

Reportar Erro