Fuga por renovação

Isolado por Renan, ex-ministro anuncia candidatura para renovar o Senado

Deputado deixa o MDB, após Renan entregar sua vaga a Quintella

acessibilidade:

Ex-ministro prega renovação da política alagoana (Foto: Gabriela Korossy)

Em uma clara reação ao recuo das “garantias” dadas pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) ao seu futuro político em seu partido, o deputado federal e ex-ministro do Turismo, Marx Beltrão, trocou o MDB pelo PSD e anunciou a pré-candidatura ao Senado. Até a última segunda-feira (9), Marx fez mistério sobre a filiação ao PSD, mas demonstrou que ainda lutava por uma das vagas na chapa que tentará reeleger o governador Renan Filho (MDB), “garantida” publicamente pelo senador Renan, mas entregue ao deputado federal e ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR-AL).

No anúncio previsto há um ano pelo Diário do Poder, Marx Beltrão não fala em rompimento político com os Calheiros e agradece ao MDB, sem citar seu padrinho Renan. Mas afirma ser uma aposta do PSD na renovação do quadro político de Alagoas, o que, obviamente, confronta a ideia de reeleição de Renan, que tenta seu terceiro mandato de senador.

No anúncio feito pelas redes sociais, Marx agradece ao MDB, onde iniciou sua carreira política com as bênçãos de Renan. Mas voltou a atribuir como mérito próprio a ida para o Ministério do Turismo, sob a indicação da bancada do MDB da Câmara ao presidente Michel Temer.

A movimentação não anula a candidatura de Maurício Quintella na chapa calheirista, nem representa claramente um rompimento definitivo de Marx com Renan, em busca da oposição, porque Marx ainda não descartou claramente a possibilidade de uma candidatura fora da chapa do MDB, mas com liberdade para um contraditório apoio à oligarquia representada pelo ex-presidente do Senado.

Leia a manifestação de Marx Beltrão, publicada em seus perfis das redes sociais:

“Construí toda minha vida pública, no Movimento Democrático Brasileiro. Represento a aposta do partido nos mais jovens. Fui eleito prefeito de Coruripe aos 24 anos, reeleito com aprovação de mais de 80% da população. 

Segui meu sonho de representar os alagoanos em Brasília, conquistei uma vaga na Câmara dos Deputados com uma das votações mais expressivas da história do Estado e fui o único parlamentar eleito pela legenda em Alagoas nesta legislatura. 

Com o apoio da bancada do MDB da Câmara, assumi o compromisso de impulsionar o Turismo do País, setor fundamental para a recuperação da economia brasileira. Alcançamos resultados históricos em 18 meses de gestão no ministério e vitórias em pleitos que se arrastavam desde a criação da pasta há 15 anos. Missão cumprida. 

Sonhos não cabem no papel. É preciso cruzar fronteiras, expandir caminhos e somar parcerias, sem jamais ser injusto com nossa trajetória. Por isso, meu agradecimento é profundo e sincero a todos os pares e companheiros do MDB. 

Agora, pré-candidato ao Senado da República, filiado ao PSD para dar sequência a um projeto político voltado para o Estado de Alagoas e para o País, assumindo mais um desafio pela renovação. Sigo à disposição de todos, sempre na luta por justiça, inclusão social, geração de emprego e renda, além de melhores oportunidades de vida para todos. Um abraço!”

Reportar Erro