15 de Novembro

Governo transfere capital alagoana para terra do proclamador da República

Alteração homenageia 1ª capital de Alagoas e Marechal Deodoro da Fonseca

acessibilidade:
Busto de Marechal Deodoro da Fonseca diante do Palácio Provincial de Alagoas. Foto: Secom Marechal

O governador em exercício Luciano Barbosa (MDB) oficializa nesta quinta (15) a transferência da sede do Governo do Estado de Alagoas para o município de Marechal Deodoro (AL). A solenidade tem início às 9 horas no Palácio Provincial e abre as comemorações aos 129 anos da Proclamação da República.

A medida administrativa é prevista na Constituição Estadual de Alagoas e homenageia a 1ª capital alagoana, ainda na época da província, bem como celebra a história do proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca.

O município de Marechal Deodoro é localizado na região metropolitana de Maceió. Foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Subaúma. Foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839, quando a sede administrativa da província passou a ser Maceió. Em 1939, a cidade recebeu o nome atual, em homenagem ao proclamador da República.

Programação

A solenidade inicia com a chegada do governador de Alagoas em exercício, que deposita a coroa de flores no busto de Marechal Deodoro e hasteia bandeiras. Às 9h30 será realizado o rito de transmissão da sede do Governo do Estado para Marechal Deodoro, no Salão de Despachos do Palácio Provincial.

A programação será encerrada com Desfile Militar e das Filarmônicas do município, seguido do cortejo até a Casa de Marechal.

Confira a Programação Completa

9:00 – Chegada do Governador

9:15 – Depósito da Coroa de Flores no Busto de Deodoro

9:20 – Hasteamento dos Pavilhões

9:30 – Rito de Transmissão da Sede do Governo

10:00 – Desfile Militar e das Filarmônicas

10:30 – Cortejo até a Casa de Marechal Deodoro

Anualmente, a data é marcada por atos cívicos e inaugurações de obras. O vice Luciano Barbosa ocupa a titularidade do cargo do governador reeleito, porque Renan Filho está de férias desde o último sábado (10).

Reportar Erro