Ação ambiental

Estudantes querem consolidar cadeia produtiva do Bambu em Alagoas

Projeto do Ifal que visava aplicar uso do bambu em escola pública agora incentiva empreendedorismo

acessibilidade:
Vinícius dos Santos estuda Gestão Ambiental e e entusiasta do bambu. Foto: Ascom Ifal

A ideia inicial era estimular o uso de produtos feitos com a madeira do bambu em uma escola pública. Mas a visão cresceu e, hoje, estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro já querem contribuir para consolidar uma cadeia produtiva do bambu em Alagoas. O projeto Bambu é um dos 38 levados pelo Campus Marechal Deodoro ao Congresso Acadêmico do Ifal (Conac) deste ano de 2018, em Maceió (AL).

Vinícius dos Santos, aluno do curso superior em Gestão Ambiental, é um desses jovens empreendedores. A, ele explica que o bambu é conhecido como a planta das 1001 utilidades, por ser uma matéria-prima ideal para diversos fins, desde a confecção de móveis até a produção de energia. Ele mesmo utiliza a madeira para fabricar objetos de decoração artesanais. Tudo isso com baixo impacto ambiental.

Com o projeto de extensão intitulado “Sensibilização e capacitação para o uso do bambu em escola de boas práticas ambientais”, Vinícius levou a discussão sobre o bambu para a escola estadual Rosa da Fonseca, em Marechal Deodoro, onde jovens do Ensino Médio tiveram o primeiro contato com produtos feitos da planta. O projeto é coordenado pelo professor Fabrício Tavares.

Com a experiência da ação, a ideia cresceu. “O bambu tem muito potencial, o que falta são políticas públicas de fomento e capacitação de trabalhadores. O nosso maior objetivo agora é contribuir para consolidar a cadeia produtiva do bambu em Alagoas. Afinal, precisamos de novos materiais que sejam eficientes e atendam nossas necessidades, com impacto ambiental reduzido”, afirma Vinícius, que já busca parcerias com órgãos como a Prefeitura de Maceió e o Instituto de Meio Ambiente para ampliar o projeto.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o projeto Bambu:

A programação do Conac 2018 se estende até hoje (27), pela manhã e pela tarde. Clique aqui para ver a programação completa do Campus Marechal Deodoro. Também acompanhe a cobertura do evento pelo Instagram da escola (@ifalmarechal). (Com informações da reportagem de Acássia Deliê, da Ascom Ifal Marechal)

Reportar Erro