Revisão de tarifa

Aneel aprova redução média de 3,49% na conta de energia de Alagoas

Cerca de 1,3 milhão de unidades consumidoras nos 102 municípios do estado terão redução de taxa nas contas de energia  a partir desta sexta-feira

acessibilidade:
Aneel aprova redução média de 3,49% na conta de energia de Alagoas. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (30), o resultado da Revisão Tarifária Periódica de 2024 da Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia. Cerca de 1,3 milhão de unidades consumidoras nos 102 municípios do estado terão redução de taxa nas contas de energia  a partir desta sexta-feira (03). 

O assunto foi debatido em consulta pública que recebeu contribuições da sociedade entre 1º de fevereiro e 18 de março, e contou com a sessão presencial realizada no final de fevereiro (29), em Maceió. 

Novos índices que passam a vigorar a partir desta sexta-feira, 3 de maio. (Foto: Agência Nacional de Energia Elétrica).

Entre os fatores que mais impactaram na revisão, destaque para a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, que contribuíram significativamente para a redução tarifária do atual processo. 

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Reportar Erro