Máxima fragilidade

Doze fogem de Penitenciária de ‘Segurança Máxima’ de Alagoas, serrando grades

Unidade abriga os irmãos Boiadeiro, envolvidos na guerra política contra a família Dantas

acessibilidade:
Foragidos do Presídio de Segurança Máxima foram recapturados em matagal. Fotos: Divulgação

A Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas, localizada a poucos metros da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), registrou na madrugada desta quarta-feira (6) uma fuga de 12 criminosos de alta periculosidade, na parte alta de Maceió (AL). Segundo a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), para escapar da unidade que tem quase 200 vagas para presos de alta periculosidade, os fugitivos apenas serraram as grades da cela 10 do módulo D da unidade prisional inaugurada em 2012 como uma “fortaleza”.

Policiais e agentes penitenciários de Alagoas recapturam 11 dos foragidos nesta manhã, na ação que deixou dois fugitivos feridos, um na perna e outro no peito, socorridos imediatamente. Os recapturados foram submetidos ao procedimento de escaneamento corporal, que detectou uma serra e um aparelho celular de posse de um dos apenados.

Um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) vai apurar as circunstâncias da fuga, na unidade que recebeu ontem os irmãos Boiadeiro, condenados a mais de 100 anos por um duplo assassinato ocorrido em 2006, na guerra política contra a família Dantas. Baixinho Boiadeiro é um dos presos, que foi acusado hoje pela Polícia Civil de tramar o assassinato do deputado estadual Paulo Dantas e a prefeita de Batalha (AL), Marina Dantas.

Nem Baixinho nem Pretinho Boiadeiro estavam entre os que tentaram fugir. Ambos são filhos do vereador de Batalha Neguinho Boiadeiro, assassinado em novembro de 2017.

Além de uma guarnição aérea, participaram da recaptura dos presos o Grupo de Escolta, Remoção e Intervenções táticas (Gerit) do sistema prisional, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Rádio Patrulha e Batalhão de Guardas.

Assista ao momento da captura de alguns dos foragidos no vídeo registrado pelo grupamento aéreo:

Alisson Miranda da Silva, vulgo Dinho, de 20 anos, é o único que continua foragido. Ele foi preso por ordem da 3ª Vara Criminal de União, acusado de matar o adolescente Yuri Victor Cruz da Silva Sousa, 17 anos, em junho de 2016. O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, apela pela ajuda da população através do disque denúncia 181.

“A sociedade pode ajudar as forças policiais a garantir a segurança. Qualquer informação sobre fugitivos deve ser informada pelo dique-denúncia, através do número 181, a identidade sempre é preservada”, declarou, através da assessoria da Seris.

Veja a foto do foragido:

Alisson Miranda da Silva foragido do presidio de Segurança Máxima de Alagoas. Foto: Seris

Reportar Erro