'Cartel é pouco'

Deputado Carimbão diz que distribuidoras formam gangue no comercio de etanol

Parlamentar alagoano defendeu projeto do deputado JHC a favor da venda direta de etanol das usinas aos postos

acessibilidade:
Deputado federal Givaldo Carimbão. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Givaldo Carimbão (PHS-AL) foi contundente ao dizer que as três empresas atravessadoras que monopolizam a distribuição de etanol no Brasil iriam além da formação de um cartel e formariam uma gangue. A declaração foi dada nesta quarta-feira (11), durante audiência pública conjunta das comissões de Minas e Energia; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

O parlamentar alagoano defendia o projeto de decreto legislativo (PDC) nº 916/18 de autoria de seu colega de bancada alagoana João Henrique Caldas, o JHC (PSB-AL), com o objetivo é baratear o custo do combustível, ao suspender parte da Resolução 43/09, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que veta o produtor de comercializar etanol combustível diretamente aos postos, tendo a obrigação de vender às distribuidoras autorizadas ou ao mercado externo.

Carimbão deu como exemplo o itinerário do álcool produzido em usinas em Coruripe (AL) e São Miguel dos Campos (AL), que mesmo tendo postos de combustíveis entre 50 a 200 metros, viaja quilômetros até três distribuidoras, para depois voltar para perto de onde saiu.

“Dizer que não baixa custos, isto? Então, logística, frete não têm custo? Isso aqui, JHC, você colocou: ‘Aqui é cartel’. Isso aqui é uma gangue! Cartel é pouco! Isso aqui não é cartel, não. […] É uma gangue montada no Brasil. […] Aqui é jogo de interesse”, disse Givaldo Carimbão, se referindo às três distribuidoras: BR, Shell e Ipiranga.

O deputado relatou ainda a experiência do filho deputado estadual Carimbão Júnior, como dono de posto de combustível com bandeira da BR distribuidora. E criticou a União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica) por expor posicionamento contrário ao projeto de venda direta de produtores aos postos, pleito de 100% das usinas alagoanas, segundo o parlamentar.

O Diário do Poder fez contato com as distribuidoras Shell e BR Distribuidora e aguarda resposta ao pedido por um posicionamento a respeito das declarações do deputado. A reportagem não conseguiu contato com a Ipiranga.

Reportar Erro