Crime via WhatsApp

Deputado alagoano denuncia clonagem de celular, após pedidos de empréstimos

Dudu Hollanda seria a segunda vítima do golpe na Assembleia Legislativa de Alagoas

acessibilidade:
Deputado estadual Dudu Hollanda. Foto: Ascom ALE

O deputado estadual Dudu Hollanda (PSD-AL) denunciou que teve sua conta do WhatsApp invadida por hackers e utilizada para o envio de pedidos de empréstimos em seu nome. O próprio parlamentar alagoano divulgou nota nesta segunda-feira (10), relatando que descobriu a clonagem de seu telefone celular quando pessoas de sua rede de contatos estranharam os pedidos por dinheiro emprestado.

O deputado que teve sua candidatura à reeleição cassada pela Justiça Eleitoral negou ter feito qualquer solicitação de dinheiro e foi o segundo integrante da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) a denunciar ser vítima do golpe. Na última sexta-feira (7), o deputado estadual Marcos Barbosa (PPS-AL) também revelou ser vítima do mesmo golpe. E a polícia já identificou que a alteração na linha de Barbosa foi realizada em uma loja em Vitória da Conquista (BA).

“Não escrevi para ninguém pedindo qualquer quantia que seja. Fui vítima de um golpe e, por isso, desloquei-me até a operadora responsável para solicitar a apuração dos fatos. Por isso, peço àqueles que receberem qualquer mensagem nesse sentido que a desconsiderem”, afirmou Dudu Hollanda, por meio de sua assessoria de imprensa.

O parlamentar do PSD também divulgou que pelo menos uma pessoa acabou lesada após o criminoso se identificar como sendo Dudu Hollanda e pedir o empréstimo de R$ 4,3 mil, a juros, com a falsa proposta de devolver o dinheiro no dia seguinte.

A assessoria de Dudu disse que a vítima ficou sem sinal, enquanto o estelionatário “tomou conta” do número de telefone.

“Há, ainda, a suspeita de participação de funcionários de operadoras de telefonia, que atuariam transferindo temporariamente o número original para outro chip. Apesar de já recorrente em todo o Brasil, o crime digital continua a fazer vítimas. Por isso, a Polícia Civil pede aos usuários que redobrem a atenção, alertando-os sobre a importância, por exemplo, da utilização de um mecanismo de senha do próprio aplicativo sempre que desejar trocar de aparelho”, afirmou a assessoria do deputado do PSD.

Reportar Erro