Foco em doentes crônicos

Cidade alagoana registra mortalidade por coronavírus 531% menor que o Nordeste

Penedo registra 300% menos mortes por Covid-19 do que o restante do Alagoas

acessibilidade:

Às margens do Rio São Francisco, a cidade de Penedo, no estado do Alagoas, exibe resultados positivos no combate ao novo coronavírus. Segundo dados das secretarias estaduais de saúde, divulgados em 30 de junho, Penedo tem 1,14 morte para cada 20 mil habitantes, contra 6,14 mortes a cada 20 mil habitantes em Alagoas. Resultado que representa cerca de 531% menos mortes por Covid-19 do que o Nordeste e 300% menos do que os demais municípios alagoanos.

O município com 63 mil habitantes registrou apenas quatro óbitos pela Covid-19 até julho, segundo dados divulgados pela assessoria dos gestores de uma parceria público-privada na área da saúde. No estado de Alagoas, que soma 3,3 milhões de habitantes, foram registradas 650 mortes e, em todo o Nordeste (56,8 milhões de habitantes), foram 19.585 mortes, segundo dados oficiais.

O prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), atribui os resultados a um programa de saúde que tem como foco pacientes portadores de doenças crônicas.

“As pessoas mais afetadas pela pandemia da Covid-19 são, justamente, as que possuem doenças crônicas. Desde agosto de 2018, por meio da Lei de Inovação, criamos uma parceria público-privada, a empresa PGS Medical, que desenvolveu um software de gestão de cuidado inteligente de pacientes crônicos. Por meio deste programa, estamos cuidando desses pacientes e da melhora de suas imunidades”, explica o prefeito.

O gestor conta que o software alerta os técnicos em saúde sobre a data de retorno e avaliações que devem ser feitas em cada paciente, como rotina, medicamentos, alimentação e quadro clínico.

“Este acompanhamento clínico de pacientes crônicos deveria ser feito em todas as cidades do país, pois permite maior qualidade de vida e segurança. Aliado a isso, também conseguimos uma economia para os cofres públicos, já que os custos com doenças crônicas representam 50% de todos os recursos investidos em saúde pública no Brasil. O que estamos fazendo em Penedo é exemplo, pois temos um dos menores índices de mortalidade por Covid-19 do país”, reiterou Marcius Beltrão.

Em Arapiraca, que fica a 72,3 km de Penedo, o número de mortes foi de 8,15 para cada 20 mil habitantes. Os números registrados em Penedo também estão abaixo dos registrados em cidades de outras regiões, como Curitiba, no Sul, que registrou 1,52 mortes para cada 20 mil habitantes.

Doenças crônicas

Um estudo recente da OMS (Organização Mundial da Saúde) comprova que 71% das mortes no mundo ocorrem por doenças crônicas. Os doentes crônicos representam 91,5% dos mortos por Covid-19, de acordo com outro estudo supervisionado pela OMS na China.

Em Penedo, esses pacientes recebem um atendimento especial por meio do Programa Redenção, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a empresa público-privada PGS Medical, que criou uma plataforma de inteligência artificial de gestão de cuidados que garante a continuidade de tratamento e acompanhamento constante pelos profissionais de saúde.

Nos seis primeiros meses, o projeto reduziu em 61% o número de internações e 92% o número de atendimentos de urgência dos doentes crônicos.

Segundo Wagner Marques, diretor da PGS Medical, o acompanhamento de pessoas dos grupos de risco é uma das medidas mais eficazes no combate ao novo coronavírus. “Dar atenção aos doentes crônicos é o que se deveria estar fazendo. No entanto, não é o foco de todos os governadores, prefeitos e secretários de saúde”, afirma. (Com informações da Comunicore Comunicação e Marketing)

Reportar Erro