Vandalismo em campanha

Candidato a reitor da Ufal tem material de campanha destruído em campus

Chapa de Josealdo Tonholo denunciou ainda ataques anônimos nas redes sociais

acessibilidade:
Ataque à campanha do professor Josealdo Tonholo a reitor da Ufal. Foto: Divulgação

A campanha do candidato a reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Josealdo Tonholo, da Chapa 1, foi alvo de ataques de vandalismo. Materiais de divulgação do candidato foram depredados no campus A. C. Simões, em Maceió, na madrugada desta sexta-feira (26). A eleição ocorrerá nos dias 7 e 8 de agosto.

A coordenação da campanha denunciou o ataque por meio de nota e afirmou que a chapa encabeçada pelos candidatos Josealdo Tonholo e Eliane Cavalcanti tem sido alvo de vídeo e mensagens anônimas com acusações de baixo nível.

Faixas de lona foram rasgadas e destruídas nas vias principais da maior unidade da Ufal no estado de Alagoas. E os candidatos devem solicitar as imagens do circuito de câmeras da universidade, para buscar identificar os responsáveis.

Críticas à filiação de Tonholo ao Partido dos Trabalhadores (PT) têm pautado os ataques à sua candidatura, inclusive em um dos vídeos apócrifos, com uso da arte da campanha do candidato. Mas a Chapa 1 tem ressaltado que apesar de ter se filiado ao PT em sua juventude, há 30 anos, o professor jamais atuou como militante petista. O candidato também não participou de atos em defesa da libertação do ex-presidente petista Luiz Inácio Lula da Silva, promovidos na Ufal com apoio do PT e do PSOL, com apoio da atual reitora Valéria Correia.

Além de Josealdo Tonholo, concorrem na disputa à reitoria da UFAL a atual reitora Valéria Correia; o atual vice-reitor José Vieira; e o professor do curso de Arquitetura, Alexandre Toledo, este candidato de direita.

Leia a nota publicada pela coordenação da campanha de Tonholo:

A coordenação de campanha da Chapa 1 –Tonholo Reitor e Eliane Vice – lamenta e condena o ato de vandalismo que destruiu criminosamente material de campanha no campus A.C, Simões, na madrugada desta sexta-feira (26). A coordenação informa que tomará as medidas cabíveis e cobrará punição aos responsáveis por mais este ato anti democrático.

Outro lado

O Diário do Poder tentou contato com as demais chapas, para comentarem o ato de vandalismo. O candidato Alexandre Toledo considerou o fato lamentável e afirmou que “as duas primeiras chapas inscritas estão apostando tudo na campanha, utilizando muitos recursos financeiros na produção de material gráfico impresso, enquanto as duas outras chapas, sem os mesmos recursos, utilizam as mídias sociais e os debates para divulgarem suas propostas”.

“A chapa 1 foi advertida pela comissão organizadora da consulta para retirar os outdoors em 24 horas. As regras do regimento não previam esse meio de divulgação. A filiação partidária dos candidatos foi exposta nas redes sociais, por meio de certidão da justiça eleitoral. Isso explica o aparelhamento atual dos cargos de comissão da universidade, sobretudo, no Hospital Universitário. Bem como, o posicionamento político de cada chapa”, disse Toledo.

Reportar Erro