PSOL sai na frente

Basile critica má gestão de Renan Filho na saúde, ao se lançar ao Governo de Alagoas

Convenção com presidente nacional oficializa chapa com Danúbia Barbosa como vice e Cícero Albuquerque ao Senado

acessibilidade:
Basile Christopoulos é lançado ao governo de Alagoas em convenção partidária do PSOL. Foto: Ascom PSOL

Ao ser lançado candidato ao Governo de Alagoas em convenção estadual do PSOL, na manhã desta sexta-feira (27), o doutor em Direito, Basile Christopoulos, criticou a política de saúde do governador Renan Filho (MDB), que constrói hospitais novos e mantém as unidades de saúde existentes em situação de desabastecimento crônico. A convenção é a primeira a ser realizada no Estado de Alagoas. E conta com a presença do presidente nacional do PSOL Juliano Medeiros, no auditório do Sindicato dos Bancários, na rua Barão de Atalaia, no Centro de Maceió (AL).

O candidato a governador do PSOL pretende reestruturar a carreira dos servidores da saúde pública e melhorar a gestão, que em sua opinião não garante o acesso ao direito dos alagoanos à saúde, por equívocos na priorização de necessidades essenciais do serviço.

“Há má gestão na saúde, má gestão de leitos, falta remédio, faltam luvas, e o governo gasta dinheiro construindo prédios. E, às vezes, construir prédio que pode vir a ser um hospital não é exatamente preencher o direito à saúde, como é o caso de Alagoas”, criticou Basile.

Basile ainda propõe mais concurso para professores, com dedicação exclusiva ao ensino. Quer condições mais dignas para moradia dos alagoanos, criando uma secretaria e um programa estaduais de habitação.

“Há um vácuo aqui em Alagoas e o PSOL pode preenchê-lo através de um projeto diferente de poder e uma candidatura alegre, que pode empolgar os jovens e os alagoanos. Temos aqui muitos trabalhadores, mulheres, homens que representam uma forma diferente de fazer política e interesses que são dos trabalhadores. Queremos ter mais moradia e uma educação diferente, em Alagoas. E os projetos feitos até hoje em Alagoas não deram certo.

Basile disse que já começou a visitar o interior do Estado e tem buscado conhecer a realidade dos alagoanos. “Normalmente, os políticos entendem que são iluminados e sabem quais são os problemas do povo, mas na verdade precisamos conversar com as pessoas e dar espaço para que contribuam com ideias para que existam propostas que reflitam os anseios da sociedade”, declarou o candidato a governador do PSOL.

Mais de 30 candidatos

O evento também oficializa a candidatura do sociólogo Cícero Albuquerque, que dividirá a chapa de esquerda com o também professor da Ufal Osvaldo Maciel, do PCB. A cientista social Danúbia Barbosa será vice na chapa de Basile, ou “co-governadora”, como o candidato prefere chamar.

Ainda será formalizada a candidatura de Lu Araújo a deputada federal. E o PSOL terá mais de 30 candidatos à Assembleia Legislativa, entre eles o presidente estadual da sigla, Gustavo Pessoa, que disputou a Prefeitura de Maceió, em 2016; e Tony Cloves, que disputou o governo de Alagoas, em 2010.

Foram confirmados no evento o presidente do PSOL Pernambuco, Severino Alves; e Edson Carneiro ‘Índio’, da Intersindical.

Reportar Erro