Operação Rede Limpa

Após manchas no mar, órgãos rivais combatem esgotos clandestinos em Maceió

Gestores superam rivalidades e se unem contra ligações criminosas que poluem as praias

acessibilidade:
Operação Rede Limpa combate ligações clandestinas em Maceió. Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

Com um histórico de indiferença quanto às origens do problema ambiental e rivalidade entre gestores estaduais e municipais, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Prefeitura de Maceió iniciaram na manhã de hoje (2) a Operação Rede Limpa, em um esforço conjunto inédito para combater ligações clandestinas de esgoto conectadas às redes de águas pluviais do município, e vice-versa; bem como impedir o despejo de gordura diretamente na rede de esgoto e irregularidades na limpeza de fossas.

A ação integrada entre os gestores do governo de Renan Filho (MDB) e da administração do prefeito de Maceió Rui Palmeira (PSDB) superou o antagonismo político e iniciou na parte baixa da capital, nos bairros Jatiúca e Ponta Verde, e reuniu a Casal, o Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compram) e as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e Infraestrutura (Seminfra).

O início da operação que pretende ser um programa contínuo contou com 16 profissionais de campo (técnicos e auxiliares), das áreas de fiscalização, operacional, infraestrutura, ambiental e comunicação. Mais duas retroescavadeiras, duas caçambas e quatro caminhões de sucção e jateamento.

Neste primeiro momento, foram fiscalizadas ligações na Avenida Doutor Antônio Gomes de Barros (antiga Amélia Rosa) e nas ruas Empresário Carlos da Silva Nogueira e Hamilton de Barros Soutinho, que direcionam as águas pluviais para uma galeria que deságua na praia, em frente ao edifício Pátmos, na Jatiúca. Mas também se estenderá aos locais considerados críticos e propensos a lançamentos de águas sujas nas praias da capital.

Presidente da Casal Clécio Falcão e o secretário da Sedet Mac Lira. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

União contra crimes

Após diversos conflitos expostos entre gestores municipais e estaduais, a cada episódio de despejo de dejetos no mar de praias urbanas paradisíacas da capital alagoana, uma série de reuniões resultaram na superação do jogo de empurra através das vistorias em tubulações de esgoto da Casal e em galerias de águas pluviais da Prefeitura de Maceió que deságuam na praia.

“Essa parceria demonstra o compromisso dos gestores estaduais e municipais com o saneamento da nossa cidade, que merece atenção e deve ser cuidado por todos”, reforçou o presidente da Casal, Clécio Falcão.

O secretário municipal da Sedet, Mac Lira, prevê uma maior eficácia ao trabalho preventivo conjunto que se antecipa à quadra chuvosa.

“O objetivo é que a gente coíba de fato essas ligações clandestinas seja na nossa rede pluvial ou nas redes de esgoto, evitando prejuízos para a população. As pessoas sabem que isso é um crime, mas alguns insistem. Vamos fazer uma varredura nas bacias onde há mais ocorrências e esse trabalho não para agora. Ao final do mês, faremos um novo estudo para ver se precisamos continuar intensificando nesse local ou se podemos diminuir o ritmo nessas bacias. Seguiremos com essa operação até que essa situação se minimize”, afirmou Mac Lira.

O vice-presidente de Gestão Operacional da Casal, Francisco Beltrão, também destacou a união de todas as entidades para uma solução efetiva de combate à ligações irregulares de esgoto. “O ‘Rede Limpa’ será um programa permanente, que visa corrigir ligações irregulares nas redes de esgotamento sanitário e de águas pluviais, resultando em balneabilidade das nossas praias. Para isso, queremos contar com a parceria da população e dos veículos de comunicação, com campanhas educativas do uso consciente, responsável e racional das nossas redes de saneamento”, enfatizou. (Com informações da Casal e da Secom Maceió)

Reportar Erro