Campanha em Alagoas

Ana Amélia prevê Alckmin no 2º turno: ‘Quem decide é o povo, não as pesquisas’

Vice de Alckmin diz que tucano passará com voto decisivo feminino e vencerá

acessibilidade:
Ana Amélia em campanha em Maceió. Foto: Divulgação/Facebook

A candidata a vice-presidente da República e senadora Ana Amélia (PP-RS) fez campanha em Maceió (AL) nesta segunda-feira (1º) e disse ter certeza de que Geraldo Alckmin (PSDB) estará no segundo turno das eleições presidenciais. Em entrevista coletiva, a vice da chapa tucana falou que as mulheres serão as responsáveis por decidir a eleição no próximo domingo (7).

“Tenho certeza que Geraldo estará no segundo turno. Quem decide eleição é o povo e não pesquisa eleitoral. Diante da crise que o Brasil está vivendo, de desajuste das contas públicas, a situação precisa ser resolvida na base do diálogo, e não do soco na mesa. Precisamos de uma articulação responsável com o congresso e de propostas que sejam exequíveis. Vamos disputar [o segundo turno] e ganhar a eleição, porque hoje ele [Alckmin] é o único que supera os dois candidatos postulantes que estão liderando as pesquisas”, disse Ana Amélia.

A senadora citou o fato de o Brasil ter 52% do eleitorado formado por mulheres. E lembrou que esta dimensão de importância é que levou milhares de eleitoras às ruas, no último fim de semana. Mesmo motivo que a faz propor um maior combate à violência contra a mulher como um dos desafios do país, tendo comum uma das frentes a criação de mais delegacias da mulher e de casas de acolhimento.

“Elas terão voz e vez para decidir a eleição dos dois lados, com as mulheres que foram para as ruas contra determinado candidato e as que foram para a rua para defender esse determinado candidato. Penso que há um outro desafio com relação às mulheres, que é combater a violência contra a mulher. Estamos em 7º lugar de violência contra a mulher entre 83 países, de acordo com um ranking da Organização Mundial da Saúde. Isso é vergonhoso para nós, brasileiros”, criticou a candidata.

A candidata lembrou que o mês de outubro promove a conscientização do combate ao câncer de mama e ressaltou que se dedicou muito às pautas das mulheres no Senado, com leis aprovadas sobre este tema, a exemplo da realização da mastectomia e da reconstrução da mama no mesmo procedimento cirúrgico.

‘Emprego na veia’

Para a senadora gaúcha, o grande desafio do novo presidente do Brasil é a geração de empregos. E, em busca de solucionar este problema, a vice de Alckmin relatou a intenção do candidato tucano de transformar o Brasil em um canteiro de obras, com a retomada de todas essas obras que estão paradas, para transformar as potencialidades como o turismo, a agropecuária e a energia sustentável, como a eólica e a solar.

Ao afirmar que o Brasil tem pressa, a candidata destacou sua felicidade em estar em uma chapa comandada por Alckmin, que governou São Paulo, um estado que “é quase um país” diante do tamanho e do número de habitantes e de problemas já enfrentados, como a seca.

“O sistema Cantareira viveu um drama e a situação foi administrada com muita competência, a ponto de que quando Sergipe teve problemas com água, o governo de São Paulo veio socorrer”, exemplificou Ana Amélia.

Ana Amélia visitou uma cooperativa de reciclagem na periferia de Maceió e citou a importância de movimentos como esses para a economia, retirando o lixo da cidade para aproveitamento da melhor maneira, incluindo desempregados das periferias, em um trabalho de grande alcance ambiental e de potencial empreendedor.

A senadora foi recebida pelo presidente do PSDB de Alagoas e prefeito de Maceió Rui Palmeira e pelo ex-governador tucano Teotonio Vilela Filho. E também encontrou o senador e candidato à reeleição Benedito de Lira (PP-AL). (Com informações da Gazetaweb e do CadaMinuto)

Reportar Erro