Legislativo reage

ALE entrega comando da CCJ a deputado retaliado por Renan Filho e ‘oposicionista’

Deputados do MDB foram retaliados pelo governador Renan Filho, em janeiro

acessibilidade:
Deputados estaduais Galba Novaes e Jó Pereira. Foto: ALE

Após uma intensa disputa pela composição das suas comissões temáticas, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), divulgou ontem (25) que parlamentares elegeram seus presidentes. A mais importante delas, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), será presidida pelo deputado Galba Novaes, que terá como vice a deputada Jó Pereira. Ambos são do MDB, mas têm histórico de retaliações do governador Renan Filho (MDB).

Eleitos em dois turnos pela CCJ também composta por uma maioria de deputados que têm se posicionado contra propostas do governador, Galba Novaes e Jó Pereira representam a insatisfação de parte dos deputados aliados alvos da reação de interferência de Renan Filho nas eleições internas do Legislativo para a Mesa Diretora, quando tirou do governo indicados dos parlamentares de sua base, ao ter rejeitada por antecipação, em janeiro, a proposta de eleger seu tio Olavo Calheiros (MDB-AL) para presidente da ALE.

Galba teve indicação de cargos do Procon retirada pelo governador, inclusive a de seu filho e então superintendente do órgão, o emedebista Galba Netto, vereador de Maceió (AL). A reação ocorreu depois de a maioria dos deputados da base do governo aparecerem em foto demonstrando apoio à eleição do presidente da ALE, Marcelo Victor (SD-AL).

Depois de ter seu irmão Fernando Pereira exonerado da Assistência Social durante a retaliação do governador e renomeado na pasta do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em reaproximação recente, Jó Pereira tem sido exposta insistentemente como “oposicionista” pelo deputado Olavo Calheiros em plenário, por liderar derrotas de Renan Filho na ALE, a exemplo da derrubada do veto do chefe do Executivo à emenda que destinou R$ 100 milhões do Orçamento de 2019 a pacientes com câncer de Alagoas. A deputada nega ser oposição, com o irmão no governo, e afirma que defende as posições de sempre, com independência.

A CCJ é a comissão por onde passam obrigatoriamente todos os projetos de lei, com a exceção da Lei Orçamentária Anual (LOA). Seus membros têm o poder de congelar, acelerar ou aniquilar a tramitação de todas as matérias legislativas, a favor ou contra os propósitos do governo. E foi a primeira comissão a se reunir e escolher sua Presidência, em dois turnos, com os votos de Galba, Jó, e ainda dos demais membros Antonio Albuquerque (PTB), Francisco Tenório (PMN), e dos oposicionistas Bruno Toledo (PROS) e Davi Maia (DEM); mais a deputada Cibele Moura (PSDB), que tem atuado de forma independente.

Outras comissões deverão realizar suas eleições na próxima semana. Mas as seguintes comissões elegeram seus presidentes, após a sessão ordinária desta quinta-feira (25):

Comissão de Agricultura e Política Rural
Yvan Beltrão (presidente), Ângela Garrote (vice-presidente), Gilvan Barros Filho, Antonio Albuquerque e Jó Pereira.

Comissão de Transporte, Comunicação, Serviços e Obras Públicas
Cibele Moura (presidente), Bruno Toledo (vice-presidente), Ricardo Nezinho, Antonio Albuquerque e Léo Loureiro.

Comissão de Administração, Relação do Trabalho, Assuntos Municipais e Defesa do Consumidor e Contribuinte
Bruno Toledo (presidente), Yvan Beltrão (vice-presidente), Gilvan Barros Filho, Léo Loureiro e Ricardo Nezinho.

Comissão de Legislação Participativa
Breno Albuquerque (presidente), Cabo Bebeto (vice-presidente), Davi Maia, Cibele Moura e Fátima Canuto.

Comissão da Criança, Adolescente, Família e Direito da Mulher
Jó Pereira (presidente), Cibele Moura (vice-presidente), Fátima Canuto, Flávia Cavalcante e Ângela Garrote.

Comissão de Saúde e Seguridade Social
Léo Loureiro (presidente), Fátima Canuto (vice-presidente), Davi Davino Filho, Jó Pereira e Ângela Garrote.

Reportar Erro