Maior aporte de 2019

Alagoas terá R$ 56 mi resgatados para saúde, via projeto de Bolsonaro relatado por Marx

Matéria sobre emendas perdidas passou por Comissão de Orçamento do Congresso irá a plenário

acessibilidade:
Deputado federal Marx Beltrão. Foto: Ricardo Albertine/Câmara dos Deputados

Um aporte de R$ 56 milhões em emendas de bancada da legislatura passada na Câmara dos Deputados será investido na saúde de municípios de Alagoas ainda neste ano de 2019, através de um projeto de lei de autoria do presidente Jair Bolsonaro (PSL), relatado pelo coordenador da bancada federal alagoana, Marx Beltrão (PSD-AL). A iniciativa resgata emendas orçamentárias que seriam perdidas devido à não reeleição de parlamentares alagoanos e à expiração dos prazos de execução das rubricas. A matéria passou pelas comissões e deve ser aprovada no plenário do Congresso Nacional.

Após trabalhar na articulação de um grande acordo para garantir os valores, Marx Beltrão destaca o investimento como um dos maiores do governo federal para a área da saúde em Alagoas nos próximos meses, assegurados por emendas impositivas, via projeto de abertura de crédito suplementar já para 2019.

“Para garantir este recursos, tivemos que articular a aprovação de um projeto de lei na Câmara, que abria crédito suplementar no Orçamento da União e viabilizava estes investimentos em Alagoas, uma vez que os mesmos já eram dados como perdidos. Consegui ser o relator do projeto junto à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização da Câmara, o plenário aprovou a matéria e agora comemoramos o fato de nosso estado poder contar com este importante incremento na saúde”, disse Beltrão, através de sua assessoria de imprensa.

O montante estava reservado através de emendas impositivas de bancada propostas coletivamente pelo próprio Marx e pelos ex-deputados alagoanos Cícero Almeida (PHS), Pedro Vilela (PSDB) e Givaldo Carimbão (Avante), não reeleitos em 2018. Tais emendas estavam ameaçadas de extinção, pela ausência dos trâmites dos gabinetes dos parlamentares derrotados nas urnas.

“Agora vamos atuar para garantir a distribuição justa destes valores junto aos municípios alagoanos. Como se trata de emenda impositiva e a questão do Orçamento foi resolvida com o projeto de lei, o valor será executado pelo governo federal. Vamos fazer um mapeamento, analisar as carências das cidades alagoanos e buscar a melhor forma de fazer com que este dinheiro, que pertence aos brasileiros e aos alagoanos, seja convertido em melhorias reais na saúde de Alagoas”, concluiu Marx Beltrão.

Reportar Erro