Brazlândia

Agricultores suspendem captação e Caesb deve retomar abastecimento

Captação foi suspensa e abastecimento poderá ser retomado

acessibilidade:

A Caesb, estatal de águas de Brasila, suspendeu o fornecimento de água em áreas de Brazlândia após queda na vazão do córrego Barrocão, principal responsável pelo abastecimento da região, mas a agência reguladora Adasa entrou em contato com os agricultores e cessaram as captações. Com isso, em breve a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do DF) poderá retomar o abastecimento da população.

Em nota, a agência informou que sua fiscalização “fará incursões na região”, nesta segunda-feira (23), visitando propriedades, para garantir a continuidade da suspensão da captação para irrigação. Na sexta (20), a Adasa publicou a Resolução 23, que determina que os irrigantes dos principais afluentes do Descoberto suspendam as captações de água superficial nos dias pares.

A captação de água, segundo a Caesb, caiu de 70 litros por segundo para 40 litros por segundo, impedindo o acionamento das bombas.

De acordo com a Caesb, o corte “emergencial” ocorreu ao meio-dia do dia 20 para algumas áreas – que devem voltar a receber água na noite deste domingo (22) – e às 18h deste sábado, com previsão de retorno para a noite de segunda, em outras (veja detalhes abaixo).

Por nota, a empresa disse estar “enfrentando dificuldades” em função de “indisponibilidade hídrica”.

“A Caesb alerta para a necessidade de se continuar a exercer um consumo consciente e adequado da água de forma a manter e ajudar na melhoria do sistema como um todo”, declarou.

Reportar Erro