Pandemia

Agora auxiliar de Doria, Gabbardo critica mudança na divulgação dos números

Ele acha que pode confundir a população e atrapalhar a definição de ações contra pandemia

acessibilidade:
João Gabbardo nos tempos de Ministério da Saúde. Agora ele é da turma do governador paulista João Doria - Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil.

O secretário-executivo do centro de contingência para combater o coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, afirmou nesta segunda-feira (8) que a mudança na forma de divulgação de casos e mortes por coronavírus pode confundir a população e atrapalhar a definição de ações para enfrentar a pandemia.

Gabbardo que era o braço direito de Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, mas saiu do cargo e aceitou convite para integrar o corpo de auxiliares de Doria, em São Paulo, adversário do governo federal e pré-candidato a presidente da República em 2022.

Os números exibidos somavam as mortes ocorridas no dia aos óbitos de até 60 dias antes e confirmados somente naquela data. O governo federal pretende divulgar o número de mortes relativas ao dia em que ocorreram. Óbitos confirmados posteriormente serão agora contabilizadas na data em que ocorreram.

Com a mudança, o Ministério da Saúde parou de divulgar os dados totais, indicando apenas os que se referem ao período das 24 horas anteriores.

Por discordar da nova metodologia, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde criou um painel na internet para atualizar os números em tempo real.

João Gabbardo foi entrevistado pelos jornalistas José Paulo de Andrade, Claudio Humberto, Thays Freitas e Pedro Campos, no Jornal Gente.

Reportar Erro