DESABAFO EM ÁUDIO

AGENTE DISSE AO PILOTO DO AVIÃO DA PF COM LULA A BORDO: ‘LEVA E NÃO TRAZ NUNCA MAIS’

AUTOR DA FRASE NÃO FOI IDENTIFICADO; FAB ATESTA AUTENTICIDADE

acessibilidade:
AINDA NÃO HÁ INFORMAÇÕES SE A FAB OU A ANAC ABRIRÃO SINDICÂNCIA PARA INVESTIGAR O CASO (FOTO: REPRODUÇÃO)

“Leva e não traz nunca mais!”. Foi o que uma pessoa falou instantes antes da decolagem da aeronave que levava o ex-presidente Lula de São Paulo para Curitiba na noite de ontem, 7. O petista foi preso ontem pela Polícia Federal para cumprir pena de 12 anos e um mês no caso do triplex do Guarujá – propina da OAS ao ex-presidente.

Este áudio foi divulgado pelo portal R7 e a veracidade foi confirmada pela Força Aérea Brasileira (FAB), que não informou se irá investigar e identificar os responsáveis pelas impropriedades numa operação de alta responsabilidade. A FAB disse que a frase não foi dita por um controlador da torre, mas não soube informar se tratava-se de um piloto.

O áudio vazado mostra a conversa entre o piloto do avião PR-AAC e uma pessoa não identificada.

“Podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo”, diz a nota. “Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar. Porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso.”

A frequência de rádio é aberta para as aeronaves que estão no pátio. A FAB explica que é um canal de comunicação entre pilotos e torres para que todos saibam a situação geral na pista: quem está pousando, decolando, taxiando, etc. Uma forma de manter a segurança do tráfego aéreo.

O procedimento padrão é do piloto ou operador da torre se identificar antes de pedir informações ou informar a sua situação, o que não aconteceu no sábado.

Reportar Erro