Operação Alto Escalão

Agência nega contrato com ministério de Damares e repele acusação de fraude

Agência Fields e sua sócia foram acusados de negócios com entidade da qual afirmam nunca terem ouvido falar antes

acessibilidade:
Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) - Foto: Agência Brasil.

A agência de publicidade Fields, de Brasíia, negou nesta segunda-feira (28), por sua direção, haver recebido recursos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, e que a campanha de enfrentamento à violência doméstica foi do Ministério da Cidadania, cujo contrato obteve por meio de licitação.

A Folha de S. Paulo divulgou notícia de que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou repasse no valor de R$4 milhões à Fields, pelo ministério de Damares Alves, citando-a como “empresa investigada por fraude” pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MDFT).

Em nota, o advogado André Gerheim rebateu acusação de”fraude”, afirmando que a Operação Alto Escalão, que investiga supostas fraudes em contrato da Secretaria de Saúde do DF, citou “de maneira irresponsável” o nome da agência e de sua sócia Adriana Zanini. Segundo ele,nenhum dos dois tem “qualquer correlação com os fatos investigados”.

“A Fields jamais firmou qualquer contrato com o governo do DF, sendo que o nome da sra. Adriana foi inserido de forma absolutamente leviana pelo MPDFT, que, mesmo sem realizar qualquer procedimento investigatório, concluiu que esta fazia parte da diretoria do Ibesp (Instituto Brasília para o Bem-Estar do Servidor Público)”, afirmou o advogado, garantindo que ela jamais teve qualquer relação com a entidade.

André Gerheim disse ainda que tampouco a Fields “jamais teve qualquer contrato com o Ibestp”, sendo que, até o dia da operação alto Escalão “sequer sabia da existência desse instituto”.

Autos não citam relação

“Importante destacar ainda que não existe nos autos qualquer relação da Fields ou da sra. Adriana com os fatos investigados, tendo o MPDFT, em manobra inexplicável, citado o nome de ambos, sob o argumento de que a sra. Adriana participava da diretoria do Ibesp”, historia o advogado.

Mas o detalhe é que o presidente do Ibesp, Luiz Carlos do Carmo, em declaração em cartório, afirmou que a Fields e a sra. Adriana “não possuem qualquer relação com os fatos investigados”.

O advogado ainda anexou à sua nota a transcrição da declaração em que Luiz Carlos do Carmo afirma que Adriana Zanini, sócia da Fields, “jamais integrou a gestão do Instituto do qual sou presidente, bem como nunca participou de qualquer decisão administrativa do Ibesp”. Além disso, afirma o presidente do Ibesp, “não possui qualquer relação com os fatos investigados na Operação denominada Alto Escalão”.

O presidente do instituto declarou também que seu Ibesp “jamais manteve qualquer relação com a Fields Comunicação Ltda, empresa essa que apenas tomei conhecimento de sua existência após ter acesso à decisão da medida de busca e apreensão”, na operação autorizada pela Justiça.

Reportar Erro