Tecnologia e fiscalização

Agefis vai usar drones para fiscalizar ocupações e descarte de lixo irregulares

Uso da tecnologia ainda depende de uma licença especial

acessibilidade:

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) começa a usar um drone para fiscalizar áreas de parcelamento irregular do solo e nos pontos de descarte irregular de lixo. O uso da tecnologia ainda depende de uma licença especial.

O drone de modelo Phantom 4 Pro está licenciado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e custou R$ 12 mil. De acordo com as informações da marca, o drone chega a até 72 quilômetros por hora e até seis mil metros de altura.

“O drone vai nos dar imagens muito mais precisas do que as de satélite; com ele conseguimos detalhes, e tudo isso em tempo real. Se tem um carro da fiscalização, eles não entram. Mas o drone ninguém vê que está filmando”, declarou a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, durante os testes.

 As punições para quem fizer descarte de lixo irregular vão de multa a apreensão do veículo, já que, com o drone, será possível identificar a placa do carro e ter provas do descarte irregular.

Em 2017, a Agefis emitiu 143 multas por descarte irregular de lixo, no total de R$ 450 mil. Os valores, no entanto, não foram pagos. Com a fiscalização, o DF reduziu os pontos sujos de 833 para 400. Já em relação as áreas ocupadas ilegalmente, desde 2015, 31,5 milhões de metros quadrados foram devolvidos à população.

Reportar Erro