Pesquisa com passageiros

Aeroporto JK é o 3º melhor do País, mas tem pior sensação de segurança

Pesquisa com 14 mil passageiros mostrou pontos fortes e fracos

acessibilidade:

Apesar de ser eleito o melhor aeroporto com fluxo superior a 15 milhões de passageiros do País, à frente de Galeão (RJ), Congonhas (SP) e Guarulhos (SP), e ficar em terceiro na classificação geral, o aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek (JK), em Brasília, foi considerado o terminal com a pior "sensação de segurança nas áreas públicas" entre os 15 aeroportos listados na pesquisa do Ministério dos Transportes divulgada nesta terça (24).

A pesquisa ouviu 14.085 passageiros nos últimos três meses de 2016 e o aeroporto de Brasília teve bons resultados, ficando entre os quatro melhores, em 24 dos 37 itens analisados, mas foi o último em quesitos importantes como o custo dos produtos vendidos no terminal, a qualidade do estacionamento e a facilidade de chegada ao embarque. O aeroporto de Brasília foi considerado o melhor em 14 itens como "limpeza geral do aeroporto", "confiabilidade da inspeção de segurança" e "disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo".

No ranking geral, o melhor aeroporto do Brasil é o de Curitiba com nota de 4,72, em escala de 0 a 5, seguido de Recife com 4,54. Com a nota de 4,44 recebida na pesquisa, Brasília subiu seis posições em relação ao levantamento anterior.

A Inframérica, concessionária do aeroporto, divulgou nota onde afirma que a segurança é "fundamental" para a "boa experiência" dos passageiros e que o estacionamento será "reformado e melhorado". Com relação a outros itens como transporte e preços dos produtos à venda no aeroporto, a Inframérica disse que eles serão alvo de tratativas da empresa com os responsáveis.

Pontualidade

Com relação à pontualidade neste início de ano, o JK foi considerado o quarto mais pontual do mundo entre os aeroportos que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano, segundo pesquisa da OAG, empresa especializada em aviação. O segundo brasileiro a figurar na lista é o aeroporto de Congonhas, em sexto.

Reportar Erro