Crise hídrica

Adasa define regras para escassez hídrica, e DF entra em estado de atenção

Caesb não descarta novas suspensões do abastecimento de água

acessibilidade:

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou nesta quinta-feira (15) uma resolução que estabelece em que momento medidas de contenção devem ser adotadas em caso de escassez hídrica. O Distrito Federal se aproxima do estado de alerta devido aos baixos níveis dos reservatórios. Essa resolução define os volumes de água dos reservatórios que indicarão estados de atenção, alerta e de restrição, e as ações que devem ser tomadas em cada caso.

A medida foi tomada depois que a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) recomendou que o Conselho de Recursos Hídricos do DF e Comitês de Bacias Hidrográficas fossem ouvidos novamente. Uma nova audiência pública também foi realizada para discutir o tema.Na segunda audiência pública, marcada por excelente nível técnico e clima de cooperação, essas e outras sugestões foram apresentadas para o aperfeiçoamento da resolução”, explica a promotora de Justiça Marta Eliana de Oliveira.

Os dois reservatórios que abastecem o Distrito Federal, do Descoberto e o de Santa Maria, estão perto de 40% abaixo do esperado mesmo para o final do período de seca. Dois novos sistemas de abastecimentos, do Bananal e do Corumbá estão previstos para operar no DF, mas só em 2018.

Para a Prodema, o tema é relevante porque o Distrito Federal se aproxima do estado de alerta."Estamos em vias de sofrer uma crise hídrica sem precedentes caso não chova em breve ou chova pouco. No pior dos cenários, nossos reservatórios garantem água somente até dezembro. A população precisa adotar com urgência a prática de economizar água. Não podemos fazer chover, mas podemos passar a usar a água com responsabilidade e consciência, de modo sustentável”, afirma a promotora de Justiça Marta Eliana de Oliveira.

Já falta água no DF

Os moradores do Jardim Botânico, Sobradinho e Brazlândia foram surpreendidos nesta quarta-feira (14) com interrompimento no abastecimento de água. De acordo com o presidente da Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), Fábio Albernaz Ferreira, novas suspensões do abastecimento de água não estão descartadas. Entretanto, essas serão comunicadas com antecedência.

 

 

Reportar Erro