Transparência

Acessos ao novo Portal da Transparência do DF aumentam 34%

Segundo a Controladoria-Geral o número de usuário subiu de 174.232 para 234.653

acessibilidade:

A reformulação do Portal da Transparência fez com que os acessos aumentassem 34% em dezembro de 2016 e janeiro de 2017 em relação ao mesmo período no ano passado. A quantidade de usuários únicos no site, nesse intervalo, passou de 174.232 para 234.653, de acordo com levantamento da Controladoria-Geral do Distrito Federal.

A melhoria de desempenho coincide com a reprogramação visual da ferramenta e com a inclusão de consultas como a de beneficiários de programas sociais, a exemplo do Cartão Material Escolar,  além dos relatórios das auditorias elaboradas pelo órgão.

O novo portal foi ao ar em dezembro de 2016 no Dia Internacional de Combate à Corrupção. “Alteramos toda a tecnologia do portal. Assim, as informações ficaram mais acessíveis”, explica a coordenadora de Transparência da Controladoria-Geral do DF, Rejane Vaz.

O caminho até os dados também foi encurtado. “Antes, eram necessários pelo menos dez cliques até o usuário chegar à informação desejada. Agora, bastam três”, destaca Rejane. As informações estão divididas em oito categorias: Receitas, Despesas, Servidores, Licitações e Contratos, Convênios, Prestando Contas, Orçamento e Patrimônio. As mudanças levaram um ano para elaboração e foram feitas por servidores do órgão.

Por causa das alterações na navegação, a Controladoria-Geral elaborou um tutorial para orientar os usuários na busca. Ele está disponível na página inicial do Portal da Transparência. Além disso, caso o cidadão não encontre no site alguma informação, ele pode solicitá-la por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). (Agência Brasília)

 

Reportar Erro