Cada vez mais de olho

Acesso ao Portal da Transparência cresce 56% no DF em 2017

Informações mais buscada são as de salário de servidores

acessibilidade:

Os acessos ao Portal da Transparência do GDF aumentaram em 56% em 2017. Até novembro do último ano, o site foi visitado por cerca de 237.519 usuários. Os dados são da Controladoria-Geral do Distrito Federal, que faz a análise por meio da ferramenta Google Analytics.

As informações mais acessadas estão relacionadas aos salários dos servidores públicos, somando 38% das buscas de 2017, e aos cargos vagos e ocupados no governo da capital, com 22%. Já as consultas sobre as despesas do GDF representaram 21% das visitas ao portal, enquanto os dados sobre beneficiários de programas sociais totalizaram 15%.

O portal disponibiliza ainda informações sobre o orçamento das secretarias, licitações, gastos de administradores regionais e dados sobre órgãos deliberativos.

Do público que visitou a página 45,85% são mulheres e 54,15%, homens. Relacionado a idade dos usuários, 33,5% tem entre 25 e 34 anos; 27,5% tem entre 18 e 24 anos; e 15,5% estão na faixa etária entre 35 e 44 anos.

De acordo com o controlador-geral do DF, Henrique Ziller, o aumento do acesso é resultado da credibilidade do sistema. Para ele, outro fator importante foi a Lei de Acesso à Informação (LAI). “A lei serviu como indutor não só da melhoria na prestação de serviço público, mas também do preparo do Estado para dar as informações.”

Reportar Erro